COVID-19

Passos aplica 1.300 doses de vacina em um só dia

Publicados

em

Crédito: Divulgação

Por Valéria Faleiros

Da redação

Na manhã de sábado,  mais 1.300 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na cidade de Passos através do drive-thru promovido pela Vigilância Epidemiológica Municipal e equipe de Atenção Primária. A vacinação aconteceu no Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos, das 8h às 13h,  e contou com a participação de dezenas de profissionais de saúde da Epidemiologia, Zoonoses, Atenção Primária e acadêmicos.

Nesta etapa, foram atendidos com a  segunda dose da vacina idosos na faixa etária de 70 a 79 anos. O imunizante aplicado foi o Coronavac produzido pelo Instituto Butantan. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, esta foi a quarta vez que o município realizou o drive-thru com a finalidade de agilizar a imunização,  vacinando um grande número de  pessoas em um único dia.

Os índices alcançados pela vacinação contra a Covid-19 em Passos mostram que a estratégia adotada pela Secretaria Municipal  de Saúde  tem dado certo,  e a cada edição a equipe tem aumentando o número de pessoas imunizadas ao mesmo tempo que diminui o tempo de espera dos idosos na fila da vacinação.

Leia Também:  Guaxupé: Prefeitura decreta estado de quarentena por 10 dias

O primeiro drive-thru foi realizado no dia 23 de março, na unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro Planalto. Na ocasião, a Vigilância Epidemiológica atingiu um total de 900 idosos vacinados, sendo o tempo de espera  na fila para a  imunização de três horas.

No segundo drive-thru, ocorrido no dia 27 de março, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu alguns ajustes, mudou o local de vacinação para o Parque de Exposições e  garantiu  maior  espaço para o trabalho. Além disso, escalou mais profissionais para atuação, atingindo total de  1.100 idosos vacinados  e  queda no tempo de espera para  40 minutos.

A  terceira edição, realizada no dia 31 de março,  fechou com 1.540 idosos vacinados. Somadas as doses dos quatro eventos promovidos,  Passos chega ao patamar de 4.840 vacinas aplicadas em quatro dias, um  resultado que reforça a ideia de que havendo os imunizantes em questão de semanas a população da cidade seria vacinada.

Delminda Ana de Souza, de 76 anos, foi uma das pessoas que receberam a segunda dose da vacina no drive-thru  deste sábado. Ela foi levada pelo genro até o  parque de exposições e chegou ao local por volta das 12h. Nesse horário,  a fila de carros estava muito pequena, tanto  que após  aproximadamente 15 minutos  Delminda  já estava  vacinada.

Leia Também:  Em Timóteo, programa repassa alimentos para famílias

Ela vê na vacina uma oportunidade  de voltar a viajar  para a sua cidade de origem, em Mutum-MG,   e rever os parentes e amigos que não visita desde 2019. Delminda mora com a filha em Passos e entende que mesmo tomando a segunda dose  deverá aguardar que boa parte da população seja imunizada para ter  a segurança necessária  para retomar o convívio social.

Antônio Silvério Rosa, de 72 anos, também recebeu a segunda dose da Coronavac e  foi orientado pelas vacinadoras que deve continuar usando a máscara.  Antônio acredita que ‘se Deus quiser, logo  vamos ficar livres desta pandemia”,  disse cheio de fé e esperança. Para a esposa, Delfina Maria Braz Rosa, a imunização de Antônio traz um pouco de alívio mesmo sabendo que todos devem continuar comprometidos com as medidas preventivas e de segurança: isolamento social, uso de máscara e do álcool gel.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  COM O APOIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPUTADO EMIDINHO MADEIRA REALIZA NOVA REUNIÃO SOBRE CIRURGIAS ELETIVAS

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Instituições reclamam por recomposição orçamentária

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA