Geral

Passos é reconhecida “Capital Mineira dos Móveis Rústicos”

Publicados

em

A cidade de Passos já pode ser chamada de “Capital Mineira dos Móveis Rusticos”. De acordo com o secretário-adjunto do governo de Minas Gerais, Fernando Passalio Avelar,  quem  promove esse reconhecimento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) é  a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a qual ele está a frente, e segundo os parâmetros do Estado, o setor moveleiro em Passos apresenta estrutura, produção e potenciais adequados para enquadramento a este título.

A notícia foi recebida com muito entusiasmo e satisfação pelo prefeito de Passos, Diego Oliveira, e por vários representantes do setor moveleiro representados pela ACIMOV (Associação Comercial e Industrial de Movéis de Passos), que tem como presidente,  Douglas dos Reis Andrade.

Fernando Passalio integrou a comitiva que veio  a Passos com o  vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, nesta terça-feira (22/02) para um encontro com lideranças políticas e representantes do setor empresarial. A reunião foi realizada no auditório da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande).

Passalio afirmou que a pasta dará andamento aos trâmites para reconhecimento do título,  que com certeza trará  maior visibilidade para a cidade de Passos, bem como abrirá um  leque de oportunidades aos empresários do setor moveleiros como, por exemplo, acesso facilitado às linhas de créditos e financiamentos junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

Leia Também:  Vereador de Passos é indiciado pela PCMG por crime eleitoral

O diretor de comunicação da ACIMOV, Marcelo Silva Coimbra, aproveitou a oportunidade para apresentar ao vice-governador e sua equipe, as ações desenvolvidas e planos futuros  da associação. Coimbra falou sobre a existência de 200 fábricas de móveis rústicos e dos cerca de 4 mil empregos que o setor gera em Passos.  “Estima-se um caminhão de móveis rústico por hora saindo da cidade”, declarou o diretor mostrando o potencial de produção passense.

Por outro lado, o setor ainda apresenta algumas dificuldades como falta de mão-de-obra qualificada; falta de acesso às linhas de crédito e financiamento; necessidade de criação de uma Usina de Destinação de Resíduos das Fábricas (pequenos pedaços de madeira e serragem); e de se reunir as empresas moveleiras em um só local já que hoje elas se encontram espalhadas por toda a cidade.

Em relação a esta última questão,  Coimbra disse que já existe em construção, em fase de terraplanagem, um Condomínio Empresarial que será destinado ao setor moveleiro. No entanto, é preciso buscar linhas de créditos atrativas para que os empresários possam construir seus barracões e toda estrutura de trabalho.

Leia Também:  Uemg Passos inaugura novas estruturas e revitalização completa da fazenda experimental

Valéria Faleiros

#passos #região #móveisrústicos #gmais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de prisão por possível agressão física de criança

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Santa Casa de Passos no ranking Newsweek

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA