Geral
Região de Uberlândia aumenta exportações

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Região de Uberlândia aumenta exportações
Uberlândia e outras 23 cidades da região atingiram uma marca histórica em relação às exportações, atingindo o ponto mais elevado desde 1997. De acordo com dados do Boletim de Exportações da Região Intermediária de Uberlândia, o volume de produtos comercializados para outros países chegou a 3,63 milhões de toneladas no ano passado, o que equivale a um aumento de 7,48% em relação a 2022, período em que 3,381 milhões de toneladas foram enviadas ao exterior. Dos municípios que compõem a região, Uberlândia e Araguari foram os maiores exportadores, com concentração total de 59,43% nas vendas. (Diário de Uberlândia)
Fabriciano inaugura viaduto
O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizaro entregou na manhã desta segunda-feira, à população, o novo viaduto do trevo Pastor Pimentel. Agora, “com plenas condições de funcionamento e altura adequada”, divulgou o governo. O evento acabou virando uma festa, com um trio elétrico, que tocava marchinhas de carnaval. Veja o vídeo mais abaixo. Um verdadeiro bloco sambou alegremente sob o viaduto, transformado em “palco”, antes da reabertura do tráfego na via que interliga o Centro da Cidade e a região do distrito de Melo Viana. A solenidade de reabertura foi iniciada às 9h30 e o tráfego somente será liberado depois que todas as pessoas que prestigiam o evento saírem do local. (Diário do Aço -Ipatinga)
Ouro Branco sedia Encontro de Prefeitos
Ouro Branco recebeu, na quinta-feira, 1º de fevereiro, do 1º Encontro de Prefeitos dos Municípios membros do Fórum Regional de Desenvolvimento Social (Fordes). Realizado no auditório do Hotel Verdes Mares, o evento se destacou como uma oportunidade crucial para discutir e fortalecer iniciativas voltadas ao desenvolvimento social na região. O foco das discussões foi a lei 13.431/17, que estabelece diretrizes para a escuta protegida/Escuta Especializada. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Desenvolvimento Social e representantes dos Municípios que integram o Fordes participaram ativamente das deliberações. (Jornal Correio da Cidade)
Lula vai autorizar obras do HU em BH
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vem mais a Juiz de Fora nesta quarta-feira. O líder do Executivo irá concentrar sua agenda em Belo Horizonte, ainda na manhã de quarta, onde irá assinar a ordem de serviço para o reinício das obras do novo Hospital Universitário, com a presença da prefeita Margarida Salomão, que confirmou a informação à reportagem, e de representante da UFJF. O presidente pretende concentrar a agenda na capital mineira para anunciar investimentos no estado, com novos repasses para obras de infraestrutura e programas sociais. O evento contará com a presença de ministros, parlamentares, membros dos Poderes e lideranças de Minas. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/03-02-2024/lula-hu-bh-nao-vem-a-jf.htm
Viçosa é a 4ª na geração de emprego
O último balanço do Novo Caged (Estatísticas Mensais do Emprego Formal) de 2023, divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego, revela que o município de Viçosa é o 4º na Zona da Mata com melhor saldo de contratações. Juiz de Fora, Manhuaçu e Ponte Nova foram as cidades que tiveram saldos melhores. Em 2023, Viçosa registrou 6.926 admissões e 6.515 desligamentos, um saldo de 414 vagas de emprego criadas. A cidade fechou o ano com estoque de 16.912 trabalhadores de carteira assinada, um tímido acréscimo de 2,5% ao longo do ano. No final de 2022, a cidade possuía 16.498 empregados formais. (Folha da Mata – Viçosa)
Mapeamento Lgbt+ ainda sem resultado
Militante na causa Lgbt+, Coletivo Beth Pantera lamenta a falta de divulgação do mapeamento da comunidade, realizado em 2022. Segundo a coordenadora do movimento, somente a primeira parcial foi divulgada, sendo que o resultado final da coleta de dados não foi levado ao conhecimento público. Freitas aponta que as informações poderiam e deviriam ser utilizadas para políticas públicas voltadas ao público LGBT+. No entanto, mais de um ano após a realização da pesquisa, ainda não se tem notícia da apuração do material. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/realizado-em-2022-mapeamento-lgbt-ainda-n-o-teve-resultado-divulgado-1.351016
Fonte: SINDIJORI MG


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
GERAL2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços