Geral
SAÚDE NO CAMPO: PMP INICIA PROJETO EM COMUNIDADES RURAIS

A Escola Municipal Coronel Azarias de Melo, localizada na comunidade das Águas, foi a primeira a receber as ações do programa Saúde no Campo, na última sexta-feira, 24. Seguindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), tais como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde garantiu ainda à comunidade do Tanquinho, localizada próxima a instituição educacional, os serviços de consulta médica, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional e inscrições no cadastro social.
Como explicou a enfermeira responsável pelo programa, Olivia Cristina Alves Lopes, o Saúde no Campo, é uma ação da Estratégia da Saúde e da Família (ESF) que foi idealizada para garantir saúde à população residente nas comunidades rurais, principalmente neste período de pandemia.
‘’ Só nesta primeira atividade, realizamos 35 consultas médicas, com finalidade de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Tivemos o cuidado, de encaminhar os casos, que se fizeram necessários aos agentes comunitários de saúde que irão realizar a comunicação para garantir aos pacientes as consultas com os respectivos especialistas ‘’, informou Lopes.
A enfermeira ainda exaltou a realização de testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV as pessoas que tiveram interesse em fazer os exame, e testes para covid-19 nos pacientes que passaram por uma avalição médica.
‘’Disponibilizamos atendimentos nutricionais, com orientações em especialidades necessárias, e contamos com a presença de um educador físico, que ministrou instruções referentes à prática de atividades físicas em casa. Em virtude do isolamento social, ainda alertamos sobre depressão e violência doméstica ‘’, pontuou Olivia.
Dando continuidade ao projeto, a secretaria de saúde realiza nesta sexta-feira, 31, a segunda edição do ‘’Saúde no Campo‘’ , desta vez na Escola Municipal Oilda Valeria Silveira Coelho, localizada na comunidade do Cabo Verde, que atenderá a população local e as comunidades vizinhas.
ASCOM PMP


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Brasil aposta na responsabilidade social para liderar a cadeia global do lítio
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Araxá e Codemge fazem acordo
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fraude em Câmaras de 12 cidades
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Preço do leite cai em Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Acordo impulsiona reciclagem de carbono
-
Coluna Minas Gerais8 horas atrás
Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas