Pesquisar
Close this search box.

Geral

Sigma Lithium aumenta o programa de conservação contra o desmatamento para atingir uma área recorde de 7 km²

Publicados

em

A Sigma Lithium anunciou hoje uma expansão no programa de Conservação de Florestas Tropicais, com o objetivo de criar um “Cinturão de Conservação Contra o Desmatamento” em torno do Médio Vale do Jequitinhonha, adquirindo áreas com potencial risco de serem desmatadas para se tornarem pastos para gado.

As afiliadas da Empresa planejam adquirir terras em uma região localizada a 250 km de distância da companhia, 100% dentro do bioma de floresta tropical da Mata Atlântica.

Caso o Cinturão de Conservação seja desmatado, haverá o aumento significante de impactos adversos das mudanças climáticas no Médio Vale do Jequitinhonha, que já está registrando algumas das temperaturas mais altas do Brasil.

O Cinturão de Conservação representa uma “proteção ambiental de florestas tropicais” que circunda o Médio Vale do Jequitinhonha e que, atualmente, alivia as altas temperaturas já registradas na região semiárida.

Araçuaí e Itinga, cidades onde a empresa está localizada, estão no bioma “caatinga” (vegetação semiárida brasileira).

A Sigma Lithium, por meio de uma de suas partes relacionadas, adicionará, aproximadamente, 350 hectares de terras de Mata Atlântica a serem preservadas, além dos 340 hectares já preservados, totalizando 690 hectares equivalentes a 7 km² de floresta tropical.

Essa iniciativa faz parte de seu programa de compensação ambiental, por meio do qual a empresa compensa a caatinga (vegetação semiárida, do tipo arbórea baixa) localizada ao redor da companhia em uma floresta tropical localizada a 250 km de distância, para criar um Cinturão de Conservação contra o desmatamento.

A SIGMA Lithium Corporation (“Sigma Lithium” ou a “Empresa”) (NASDAQ: SGML, TSXV: SGML, BVMF: S2GM34), uma das principais produtoras globais de lítio, dedicada a alimentar a próxima geração de veículos elétricos com concentrado de lítio neutro em carbono e de origem responsável, anunciou, em 11 de abril, a expansão no programa de Conservação da Mata Atlântica, com o objetivo de criar um “Cinturão de Conservação Contra o Desmatamento” em torno do Médio Vale do Jequitinhonha, adquirindo áreas com potencial risco de serem desmatadas para se tornarem pastagens para gado.

Leia Também:  PM PRENDE AUTOR DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

EXPANSÃO DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DA FLORESTA ATLÂNTICA

O Cinturão de Conservação representa uma “proteção ambiental de florestas tropicais” que circunda o Médio Vale do Jequitinhonha, proporciona umidade e, atualmente, alivia as altas temperaturas já registradas na região semiárida. Aracuai e Itinga, cidades onde a empresa está localizada, estão no bioma “caatinga” (vegetação semiárida brasileira).

As afiliadas da empresa planejam adquirir terras de floresta tropical em uma região localizada a 250 km da Sigma Lithium, sendo 100% dentro do bioma da Mata Atlântica. Se o Cinturão de Conservação fosse suprimido, aumentaria significativamente os impactos adversos das mudanças climáticas no Médio Vale do Jequitinhonha, que já apresenta algumas das temperaturas mais altas do Brasil.

A Sigma Lithium, por meio de uma de suas partes relacionadas, adicionará aproximadamente 350 hectares de terras de Mata Atlântica a serem preservadas, além do total de 340 hectares já preservados, como parte de suas iniciativas de “ajuste” de carbono para diminuir as emissões. Essa doação é a compensação ambiental pelo futuro desmatamento da caatinga (vegetação semiárida do tipo arbusto baixo) localizada ao redor da companhia.

SOBRE A SIGMA LITHIUM

A Sigma Lithium (NASDAQ: SGML, TSXV: SGML, BVMF: S2GM34) é uma produtora líder global de lítio dedicada a alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com concentrado de lítio de grau químico neutro em carbono, social e ambientalmente sustentável.

Leia Também:  Programa Pensar Agro desta semana entrevista Marcel Daltro

A Sigma Lithium opera na vanguarda da sustentabilidade ambiental e social na cadeia de suprimento de materiais para baterias de veículos elétricos e atualmente está produzindo o concentrado de lítio Quintuple Zero Green Lithium em seu Projeto Grota do Cirilo, no Brasil. A Fase 1 do projeto entrou em produção comercial no 2T23 e tem uma capacidade anual de 270.000 toneladas de concentrado (36.700 LCE anualmente).

A empresa emitiu uma Decisão Final de Investimento aprovando formalmente os planos de quase dobrar a capacidade para 520.000 toneladas de concentrado por meio da adição de uma mina de concentrado da Fase 2 e de uma mina associada. O projeto produz concentrado de lítio em sua planta de lítio Greentech de última geração, que utiliza 100% de energia renovável, 100% de água reciclada e 100% de rejeitos empilhados a seco.

Consulte o relatório técnico National Instrument 43-101 da empresa, intitulado “Projeto de Lítio Grota do Cirilo – Regiões de Araçuaí e Itinga, Minas Gerais, Brasil, Relatório Técnico Alterado e Revisado”, emitido em 19 de março de 2024, que foi preparado para a Sigma Lithium por Homero Delboni Jr., MAusIMM, Promon Engenharia; Marc-Antoine Laporte, P.Geo, SGS Canada Inc.; Jarrett Quinn, P.Eng, MAusIMM, Promon Engenharia; Marc-Antoine Laporte, P.Geo, SGS Canada Inc; Jarrett Quinn, P.Eng., Primero Group Americas; Porfirio Cabaleiro Rodriguez, (MEng), FAIG, GE21 Consultoria Mineral; e William van Breugel, P.Eng (o “Relatório Técnico Atualizado”). O Relatório Técnico Atualizado está arquivado no SEDAR e também está disponível no site da Empresa.

Para mais informações sobre Sigma Lithium, visite https://www.sigmalithiumresources.com/

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Superinter reúne varejo supermercadista em JF

Publicados

em

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Superinter reúne varejo supermercadista

A Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter) da Zona da Mata reúne o varejo supermercadista e a indústria fornecedora em evento iniciado ontem, 17, e que será encerrado nesta quinta-feira, 18, no Expominas. Essa é a segunda edição do evento. De acordo com a organização, são dois dias focados em fazer negócios, estimular o relacionamento empresarial e promover exposição de marcas numa feira com fornecedores locais, regionais e nacionais. Na edição do ano passado, a Superinter reuniu mais de dois mil participantes, vindos de 75 municípios para o evento. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/17-04-2024/superinter-reune-varejo-supermercadista-e-industria-fornecedora-no-expominas.html

Valadares inaugura Poliesportivo

Os moradores do bairro Santa Rita, em Governador Valadares, têm muito o que comemorar. Além da pavimentação de vias, a Prefeitura entrega agora aos moradores uma obra que traz mais esporte e lazer para toda a comunidade local. Nesta quinta-feira 18, será inaugurado o Complexo Poliesportivo Dona Rosalva. O complexo – que leva o nome de uma das primeiras moradoras do bairro, que muito contribui para a comunidade, está localizado na Avenida Castelo Branco, s/n, via que também foi contemplada com obras de pavimentação. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

https://jornaldacidadegv.com.br/esportes/prefeitura-inaugura-complexo-poliesportivo-dona-rosalva/

Geoparque Uberaba é apresentado em feira

O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes está sendo promovido na World Travel Market (WTM) Latin America 2024, em São Paulo. Neste ano, a feira vem com o tema “O futuro está aberto. Seja a mudança”, com o objetivo de conectar destinos, operadoras de turismo, hotéis, empresas de tecnologia, e outros players do mercado. Esta participação é estratégica para inserir o município no cenário internacional do turismo, ampliando oportunidades de interação com diversas agências e empresas do setor. A presença do Geoparque na feira reflete o crescente destaque de Uberaba como destino turístico significativo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local através do turismo. (Jornal de Uberaba)

Leia Também:  Aprovado projeto que permite adesão ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAF)

https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/79026/geoparque-uberaba-e-apresentado-na-feira-wtm-em-sao-paulo)

Copasa investe no abastecimento

A Copasa assinou uma ordem de serviço para a ampliação do sistema de abastecimento de água e esgoto em Pouso Alegre, com um investimento aproximado de R$80 milhões. Esse anúncio é fruto de um diálogo constante entre a administração municipal e a companhia, após cobranças da comunidade por melhorias nos serviços de água. O investimento inclui a expansão do sistema de abastecimento em 40%, novos reservatórios, ampliação de estações de tratamento de água, implantação de redes de distribuição e outras melhorias. As obras já estão em andamento e devem ser concluídas até abril de 2027. ( Diário Regional)

https://jornaldiarioregional.com.br/2024/04/16/apos-solicitacao-da-prefeitura-a-copasa-investe-na-ampliacao-do-sistema-de-abastecimento-de-agua-e-esgoto/)

Feira da Agricultura Familiar

Segundo organizadores, a Feira da Agricultura Familiar de Santo Antônio do Aventureiro será realizada na sexta-feira, dia 19 de abril. A feira contará com a participação do forrozeiro Álvaro Cortez para animar ainda mais o evento que é sucesso não só para os produtores que lá comercializam seus produtos, mas também para o sempre numeroso número de visitantes de outros municípios que adquire o que existe de melhor em queijos, defumados, embutidos, verduras, legumes, frutas, doces em barras e compotas, licores, artesanato etc. (Jornal Além Parahyba)

https://www.jornalalemparahyba.com.br/2024/04/feira-da-agricultura-familiar-de-santo-antonio-do-aventureiro-desta-semana-sera-realizada-na-sexta-feira-19/)

Varginha utilizará drone contra dengue

A Prefeitura de Varginha anuncia o início das operações com drones a partir de quarta-feira, 17 de abril. Os drones serão empregados com o propósito de ampliar a eficácia na identificação dos focos de dengue, especialmente em áreas de difícil alcance para os agentes de endemias, tais como calhas, caixas d’água, lajes, imóveis fechados e quaisquer outras localidades de difícil acesso. Essa iniciativa visa aprimorar as estratégias de combate ao vetor da doença. O bairro inicialmente selecionado para dar início a essa operação é o Centro da cidade, visto que é a região que registra o maior número de notificações de dengue até o momento. (Gazeta de Varginha)

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/inova%C3%A7%C3%A3o-no-combate-%C3%A0-dengue-varginha-utilizar%C3%A1-drone-para-a-fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-de-focos-do-mosquito)

Ipatinga recebe a exposição Biodiversidade

Leia Também:  Poços reduz taxa de iluminação pública

A exposição “Biodiversidade” do artista plástico Marcílio Caldeira está em exibição até 30 de abril no salão da Prefeitura de Ipatinga. A mostra apresenta 17 telas que representam a natureza de forma singular, com traços surrealistas e elementos em terceira dimensão. Marcílio utiliza materiais como massa, cascalho e pedras para criar suas obras em 3D, destacando seu apreço pela natureza e sua preocupação com a biodiversidade e fauna brasileiras. As pinturas, feitas em acrílico e alto-relevo, já foram exibidas em diversos países, incluindo Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0114952-ipatinga-recebe-a-exposicao-biodiversidade)

BH vai ganhar Terminal Multimodal

A Prefeitura de Belo Horizonte assinou um termo de compromisso com a MRS Logística para a construção de um Terminal Multimodal. O investimento previsto é de cerca de R$80 milhões, o que deve gerar aproximadamente 250 empregos entre a fase de implantação e operação. A inauguração do terminal está prevista para 2025. A empresa também se comprometeu a adiantar a entrega das obras de alargamento da Avenida Teresa Cristina e a construção de um viaduto ferroviário sobre a via, na Região do Barreiro. Essas iniciativas visam melhorar a infraestrutura de transporte e logística, reduzindo o número de viagens de caminhões por ano na região metropolitana. (Balcão News)

https://balcaonews.com.br/2024/04/11/bh-vai-ganhar-terminal-multimodal/

Show de música autoral em Sabará

O cantor mineiro Gustavo Fraga se apresentará no Teatro Municipal de Sabará no dia 19 de abril (sexta-feira). O artista apresentará seu trabalho autoral que estão disponíveis no Spotify e tem ganhado destaque, alcançando milhares de ouvintes mensais de forma orgânica nas plataformas digitais. Além disso, Gustavo Fraga desenvolveu o projeto “Musicando nas Escolas”, um trabalho voluntário realizado em escolas estaduais de Minas Gerais, promovendo a música, o teatro e a poesia entre os estudantes. Por isso, a apresentação em Sabará terá dois momentos: uma primeira etapa para alunos das escolas estaduais e, em seguida, um horário aberto ao público. (Folha de Sabará)

https://folhadesabara.com.br/noticia/32261/gustavo-fraga-realiza-show-de-musica-autoral-em-sabara)

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA