Geral

Vacinação de idosos em Passos tem início nesta sexta-feira

Publicados

em

A Prefeitura de Passos iniciará a partir desta sexta-feira (12/02), a vacinação contra a Covid-19 nos idosos com  90 anos ou mais de idade. Devem ser vacinados,  461 pessoas que se enquadram nesta faixa etária, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O início da vacinação dos idosos em Passos foi possível graças a uma nova remessa de imunizantes que chegou ontem na Superintendência Regional de Saúde (SRS). De um total de 7,4 mil doses recebidas, o órgão destinou 870 doses da coronavac para o município de Passos.

Conforme comunicado oficial lançado pela prefeitura, as famílias com idosos com 90 anos ou mais devem procurar a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) de origem para confirmar o cadastro dos mesmos. A vacina deverá ser aplicada pela Equipe de Saúde Primária, na própria residência da pessoa,  diminuindo-se assim os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Já as famílias dos idosos que residem na zona rural de Passos,  devem procurar a unidade de PSF do Jardim Canadá, localizado na Rua João Teixeira Mendes, para agendamento da vacinação.

Nicézio Oséias de Oliveira, de 93 anos, e sua esposa, Ana Pena de Oliveira, de 90 anos, são dois idosos que se enquadram no perfil do público alvo. Eles são moradores do bairro Bela Vista  e receberam a notícia de que irão ser vacinados em breve com muita alegria.

Leia Também:  Vacinação de bebês traz alívio e esperança para os pais

“Estou muito satisfeito, doidinho para que essa vacina chegue logo para eu tomar. Precisamos tomar porque com essa doença que veio por aí, a gente fica com muito medo de ser contaminado”, declarou Nicézio para a reportagem do gmaisbrazil.com.br.

O idoso comentou que não tem saído  para a rua, passa a maior parte do tempo dentro de casa para evitar  a contaminação. Já esposa se encontra acamada há vários anos após sofrer um derrame cerebral e  ser diagnosticada pelo Mal de Alzheimer.

Quem cuida do casal é a filha,  Maria Sueli de Oliveira. Ela  afirmou que entrará em contato com o PSF do bairro para agendar a vacinação. “Estou feliz que essa vacina  tenha chegado. Ela é muito importante para nós porque minha mãe usa sonda e é muito fácil dela contrair uma pneumonia. Temos essa preocupação”, comentou Sueli dizendo que, como cuidadora, ela adota toda as medidas preventivas, porém infelizmente não dá para garantir que está fora de risco de contaminação, já que tem que sair para fazer compras, pagar contas, levar os pais no médico, etc.

Outra idosa que está no aguardo da vacina é Teodora Maria da Silva, de 99 anos, moradora da Rua Paraná, bairro Bela Vista. Quem cuida desta passense quase centenária é uma filha. A família está muito ansiosa em relação à vacinação. Conforme a neta Marísia Teodora dos Reis, a imunização deve trazer um pouco mais de tranquilidade a todos.

Leia Também:  OBRIGADO AO HOMEM DO CAMPO APRESENTA A HISTÓRIA DE JOSÉ DE ARIMATÉIA

“Estamos aguardando ansiosas por essa vacina para termos  um pouco mais de tranquilidade. Como se trata de uma doença silenciosa, temos muito medo porque quando os sintomas aparecem é porque a situação já está muito séria, ainda mais se tratando de idosos nessa faixa etária”, afirmou.

De acordo com Marísia,  a família já fez contato com o PSF de origem e a informação é de que avó Teodora deve ser vacinada  entre sexta e segunda-feira.

Já foram vacinados:

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Priscila Soares Corrêa Faria, já  foram vacinados em Passos todos os profissionais de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados com a Covid-19 ( profissionais  da linha de frente); os idosos do Lar São Vicente de Paula; pessoas institucionalizadas nas residências terapêuticas. Sobre a vacinação do restante dos profissionais de saúde, ela afirmou que  vem sendo feita, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.

VALÉRIA FALEIROS

Para o gmaisbrazil.com.br

#vacinação #informação #região #gmais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  Aeroporto de GV já é da Infraero

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  OBRIGADO AO HOMEM DO CAMPO APRESENTA A HISTÓRIA DE JOSÉ DE ARIMATÉIA

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA