Saúde

10 curiosidades sobre o uso da bicicleta

Publicados

em

10 curiosidades sobre o uso da bicicleta
Redação EdiCase

10 curiosidades sobre o uso da bicicleta

Inventada pelo alemão Karl Von Drais, em 1817, a bicicleta passou por diversas alterações até chegar ao que conhecemos atualmente. Inicialmente substituindo os cavalos por duas rodas sem pedal, o item ficou conhecido como “draisine” e se destacou por ser uma locomoção econômica. No presente, as bikes conquistaram o público por sua praticidade e sustentabilidade, tornando-se um dos principais meios de transporte. Confira, na lista a seguir, outras curiosidades sobre o uso desse veículo.

1. Principal item de locomoção em Amsterdã

60% das viagens no centro da cidade de Amsterdã acontecem de bicicleta.

2. Incentiva a logística sustentável

16 mil reais para aquisição de bicicleta cargueira: é o incentivo da Irlanda à população para substituir a logística e as viagens a trabalho feitas por carros ou vans.

3. Permite o compartilhamento de transporte

8,9 mil milhões de bicicletas foram compartilhadas em 2022 em diversos tipos de sistemas pelo mundo (dados do Bike Sharing World Map).

Leia Também:  Inscrições abertas para capacitação gratuita sobre o Certifica Minas

4. Ajuda a fortalecer a saúde mental

43% dos dias com a saúde mental menos fragilizada: é o que acontece com pessoas que se exercitam regularmente, segundo pesquisa da Universidade Yale. E o ciclismo ficou em 2º lugar na lista das atividades mais efetivas na redução da carga mental.

5. Quase metade das famílias no mundo possui uma bike

42% das famílias em todo o mundo têm pelo menos uma bicicleta, de acordo com um estudo publicado no Journal of Transport & Health.

6. É um meio de locomoção em crescimento

2 bilhões de bicicletas (ou mais) estão sendo usadas em todo o mundo , de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), e esse número pode aumentar para 5 bilhões até 2050.

7. Encoraja o deslocamento em duas rodas pela cidade

Cerca de 7% das viagens urbanas em todo o mundo são feitas com uma bicicleta, conforme um relatório do Institute for Transportation & Development Policy (ITDP).

8. É referência de mobilidade sustentável na China

Até 60% de todas as viagens urbanas são feitas de bicicleta nas cidades chinesas, segundo a ONU.

Leia Também:  11 nutrientes importantes para consumir durante a gravidez

9. Primeira competição de bike do mundo

Em 20 de abril de 1829, aconteceu a primeira competição de bike , em Munique. 26 draisianas percorreram 4,5 km. A velocidade média do vencedor foi de 8,6 km/h.

10. Inauguração do primeiro velódromo

Em 1891, foi inaugurado o primeiro velódromo. Velodromo de Courbevole, na França.

Texto originalmente publicado na Revista Bicicleta (Edição 130).

Por Revista Bicicleta

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Sedese abre curso sobre direitos humanos para profissionais que vão atuar no Carnaval

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA