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10 curiosidades sobre o uso da bicicleta

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10 curiosidades sobre o uso da bicicleta
Redação EdiCase

10 curiosidades sobre o uso da bicicleta

Inventada pelo alemão Karl Von Drais, em 1817, a bicicleta passou por diversas alterações até chegar ao que conhecemos atualmente. Inicialmente substituindo os cavalos por duas rodas sem pedal, o item ficou conhecido como “draisine” e se destacou por ser uma locomoção econômica. No presente, as bikes conquistaram o público por sua praticidade e sustentabilidade, tornando-se um dos principais meios de transporte. Confira, na lista a seguir, outras curiosidades sobre o uso desse veículo.

1. Principal item de locomoção em Amsterdã

60% das viagens no centro da cidade de Amsterdã acontecem de bicicleta.

2. Incentiva a logística sustentável

16 mil reais para aquisição de bicicleta cargueira: é o incentivo da Irlanda à população para substituir a logística e as viagens a trabalho feitas por carros ou vans.

3. Permite o compartilhamento de transporte

8,9 mil milhões de bicicletas foram compartilhadas em 2022 em diversos tipos de sistemas pelo mundo (dados do Bike Sharing World Map).

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4. Ajuda a fortalecer a saúde mental

43% dos dias com a saúde mental menos fragilizada: é o que acontece com pessoas que se exercitam regularmente, segundo pesquisa da Universidade Yale. E o ciclismo ficou em 2º lugar na lista das atividades mais efetivas na redução da carga mental.

5. Quase metade das famílias no mundo possui uma bike

42% das famílias em todo o mundo têm pelo menos uma bicicleta, de acordo com um estudo publicado no Journal of Transport & Health.

6. É um meio de locomoção em crescimento

2 bilhões de bicicletas (ou mais) estão sendo usadas em todo o mundo , de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), e esse número pode aumentar para 5 bilhões até 2050.

7. Encoraja o deslocamento em duas rodas pela cidade

Cerca de 7% das viagens urbanas em todo o mundo são feitas com uma bicicleta, conforme um relatório do Institute for Transportation & Development Policy (ITDP).

8. É referência de mobilidade sustentável na China

Até 60% de todas as viagens urbanas são feitas de bicicleta nas cidades chinesas, segundo a ONU.

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9. Primeira competição de bike do mundo

Em 20 de abril de 1829, aconteceu a primeira competição de bike , em Munique. 26 draisianas percorreram 4,5 km. A velocidade média do vencedor foi de 8,6 km/h.

10. Inauguração do primeiro velódromo

Em 1891, foi inaugurado o primeiro velódromo. Velodromo de Courbevole, na França.

Texto originalmente publicado na Revista Bicicleta (Edição 130).

Por Revista Bicicleta

Fonte: IG SAÚDE

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Saúde

Especialistas se reúnem em workshop para discutir estratégias e inovações para impulsionar a economia de baixo carbono e a redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil

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A redução da emissão de gases poluentes é uma demanda mundial urgente para desacelerar o processo de aquecimento global. O impacto das mudanças climáticas, com a recorrência de eventos extremos como verões mais quentes, períodos de secas e chuvas mais concentradas e intensas, impulsiona a transição para uma economia de baixo carbono.

Para estimular a troca de experiências e conhecimentos sobre o assunto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) promove, no dia 22 de outubro de 2024, o workshop “O papel das engenharias na transição para uma economia de baixo carbono”. O evento, gratuito e aberto ao público, reúne especialistas para debater soluções integradas para a redução de emissões de carbono e da sustentabilidade em diversos setores como indústria, transporte, construção civil, energia e agronegócio.

O papel da engenharia
Organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) “Economia de Baixo Carbono”, o workshop apresentou novas perspectivas para o mercado de carbono brasileiro e abordou a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) por meio do Projeto de Lei 182 de 2024, em análise no Senado.

“Precisamos ampliar a discussão sobre esse mercado e o papel das engenharias na desaceleração das mudanças climáticas”, pontuou a coordenadora do GT, engenheira mecânica Sírcia de Sousa.

Segundo ela, que também é conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, a engenharia é essencial para o planejamento e implementação de estratégias de descarbonização para setores industriais, monitoramento e verificação de gases de efeito estufa, além da criação de soluções baseadas na natureza para remoção de carbono. “Os engenheiros também desempenham um papel essencial na produção de normas que orientam e incentivam a população a ter atitudes menos agressivas ao meio ambiente, além de tornar atrativa a adesão da sociedade a um cotidiano de menor emissão de gases poluentes”, ressalta Sírcia.

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O engenheiro florestal e técnico administrativo da Ufla, Thiago Magalhães Meirele, destacou a importância de ambientes como o workshop organizado pelo Crea-MG para que profissionais de diversas áreas possam interagir, debater e criar soluções mais ágeis para que o processo de migração do mercado para a economia de baixo carbono seja mais eficiente.  “Esse processo é multidisciplinar, cada profissional dentro da sua área, da sua especificidade e atribuição técnica tem seu papel. Juntos, eles vão ajudar na criação de novas tecnologias, no desenvolvimento de protocolos, na aplicação de certificações, dentre outras questões”, disse. Thiago ainda destacou que é preciso que toda a população tenha consciência do tema. “Esses são problemas coletivos e só podem ser resolvidos na coletividade, se não houver um entendimento de que todas as áreas precisam trabalhar juntas para atingir essas metas, a gente não vai conseguir alcançá-las”, afirmou. O engenheiro concluiu explicando a importância do poder público nesse contexto. “Esse processo perpassa também por mudanças de políticas públicas, por incentivos fiscais, por educação”.

Também reconhecendo a iniciativa do Crea-MG em promover um evento para debater um tema “muito importante e de interesse mundial”, o engenheiro florestal Enio Fonseca, com 42 anos de atuação nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente e mineração, ele veio participar do workshop. Fonseca parabenizou o Conselho e relembrou que “a engenharia tem um papel muito importante na dinâmica da concepção e operacionalização dessas questões da transição energética e que envolvem o crédito de carbono’’

Exemplo mineiro

Durante o workshop o município do sul de Minas, Extrema, ganhou espaço por ser o pioneiro e ser exemplo em relação a implementação de políticas ambientais. “O primeiro o município que tem esse tipo de modelo de mercado regulado de carbono é mineiro. Extrema é um caso de sucesso que começou em 2005 com uma política de pagamento dos serviços ambientais e na evolução da política, entre 2015 e 2017, eles começaram a incorporar a questão do carbono como uma das condicionantes ambientais”, comentou a engenheira florestal Valéria de Fátima Silva, integrante da Carbon Flore, empresa dedicada a soluções para economia de baixo carbono.

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Valéria explicou que em nível estadual e nacional, a regulação caminha lentamente e que ainda existem diversos entraves para que o mercado adote políticas ambientais.

“Para avançar, é preciso haver consenso e envolvimento, e Extrema se diferenciou por fazer esse envolvimento voluntariamente, então só quando as empresas passaram a apoiar o projeto voluntariamente, eles instituíram isso como lei. Então o caminho foi primeiro de convencimento, de engajamento voluntário, para depois a obrigação legal”, explicou a engenheira florestal.

Outro desafio apontado pelo engenheiro de produção civil e professor do Cefet-MG Augusto César da Silva Bezerra é a ampliação do uso de biomassa para a produção de energia. Para ele, o mercado de uma maneira geral está atento ao uso consciente da energia. “A indústria global tem uma projeção de emissões mais voltada para o setor energético, para a energia, o uso da energia na indústria. E a indústria brasileira, nesse aspecto, está bem. A energia brasileira é uma energia mais limpa do que a média global. Nosso principal desafio, eu acredito que seja a gente conseguir potencializar o uso de biomassa, seja para a produção de energia térmica, de biocombustíveis ou de bioenergia, de uma forma ampla”, afirmou.

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