Saúde

10 mitos e verdades sobre o “olho de peixe”

Publicados

em

10 mitos e verdades sobre o “olho de peixe”
Redação EdiCase

10 mitos e verdades sobre o “olho de peixe”

Popularmente conhecido como “olho de peixe”, porque tem o aspecto do olho do animal morto, a lesão causada pelo papilomavírus humano (HPV) consiste em um conjunto de verrugas que podem surgir nas plantas dos pés. A doença é reconhecida por suas bordas brancas e pelos pontinhos pretos no centro (em decorrência da trombose de pequenos vasos). Entre os principais sintomas, estão a sensação de inchaço, a vermelhidão e as dores ao pisar.

Semelhante aos calos, por vezes, o tratamento para a condição é negligenciado, visto que muitos pacientes confundem ambos, o que gera dúvidas sobre a sua forma de tratamento ou de prevenção. Por isso, a dermatologista Geisa Costa, diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center, esclarece os principais mitos e as verdades sobre o assunto. Veja!

1. O olho de peixe é mais comum no verão ?

Verdade. Isso se dá porque é a época em que as pessoas andam mais descalças , principalmente na praia e à beira da piscina. 

Leia Também:  NEUROLOGISTA FALA SOBRE DOR DE CABEÇA, ALZHEIMER, TOXINA BOTULÍNICA E MUITO MAIS

2. A doença é contagiosa ?

Verdade. Como é um vírus, ele pode passar de uma pessoa para a outra e ainda se espalhar pelo corpo. No entanto, a pele do pé precisa ter um ponto de entrada, como rachaduras, cortes ou arranhões. 

3. O tratamento é realizado somente com medicação tópica?

Falso. Só medicação tópica, não. Porém, ela pode ser indicada para reduzir a espessura da verruga e facilitar o processo de remoção da parte infectada. 

4. A crioterapia é o melhor método? 

Depende do tamanho e da profundidade da lesão. Quando ela está em um estágio mais avançado, é indicada a crioterapia para congelar essa verruga, acabando, assim, com o vírus. 

5. Laser também pode ser aplicado na verruga ?

Verdade. O Laser YAG ajuda quando a lesão está no início. Por isso, é importante procurar um especialista caso tenha os sintomas. 

6. Tratamentos caseiros funcionam?

Depende. O especialista pode indicar algum tipo de ácido ou hidratante para você aplicar na região com o objetivo de minimizar a verruga ou até para trabalhar como prevenção. Mas tratamentos caseiros, como a casca de banana, não resolvem. 

Leia Também:  Diabetes: 4 exames que toda pessoa com a doença deve fazer sempre

7. Não é recomendado retirar ou espremer a verruga?

Verdade. Por ser contagiosa, vai passar para outros dedos ou instrumentos, como alicates, e você ainda pode infeccionar a região. 

8. Se não tratar, ela aumenta ?

Verdade. Pode ficar muito mais doloroso e até levar a uma inflamação. Precisando de medicação oral, como antibióticos. 

9. A verruga pode sumir sozinha ?

Verdade. Mas pode demorar anos. Não compensa esperar, pois, em vez de sumir, ela pode aumentar e se espalhar para outros pontos do corpo. 

10. Cuidar dos pés é a melhor prevenção?

Verdade. Sempre use chinelo, hidrate e seque muito bem os pés. Ao usar sapatos fechados, higienize-os semanalmente. Evite também pedir emprestado sapatos de outras pessoas.  

Por Ana Marigliani

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Gracyanne Barbosa fala sobre lesão no joelho e acalma fãs: ‘Dei uma surtada,

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA