Saúde

6 dicas para evitar a prisão de ventre em crianças

Publicados

em

6 dicas para evitar a prisão de ventre em crianças
Redação EdiCase

6 dicas para evitar a prisão de ventre em crianças

A prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade de evacuar. Esse é um problema que também pode afetar bebês e crianças. Se a criança ficar mais de 7 dias sem evacuar, é recomendável procurar um profissional de saúde para avaliar. 

Entretanto, a melhor forma de evitar o quadro de constipação infantil é monitorar o consumo de água e fibras. Por isso, com a ajuda da pediatra Dra. Rosely Pereira Burgo, listamos algumas dicas para evitar a prisão de ventre nos pequenos. Confira!  

1. Inclua fibras diariamente na refeição dos pequenos

Incluir na alimentação diariamente comidas ricas em fibras, de fácil aceitação, como pão integral, aveia, canjica, feijão, palmito, ameixa seca, frutas ao natural e verduras cruas. As frutas também são boas fontes de fibras, desde que consumidas ao natural, evitando purês e sucos. No caso da laranja e da tangerina, é aconselhável picar os gomos e oferecer os pedaços. 

Leia Também:  Mês das Crianças na PCMG tem campanha em prol das vítimas de violência

2. Estabeleça horários regulares para as refeições

Criança que tem horários regulares para fazer as principais refeições, ingere volume suficiente de comida, fazendo o intestino ter melhor funcionamento. Aquela que come de pouquinho em pouquinho não estimula o intestino.

3. Ofereça alimentação sólida 

A alimentação mais pastosa, na forma de papinhas, leite batido com frutas e cereais, sucos, iogurtes, gelatinas e flans, contém menor quantidade de fibras. 

4. Crianças devem ingerir água

A criança deve beber pelo menos 4 copos de água por dia, para manter a hidratação do corpo e propiciar o bom funcionamento do trânsito intestinal. Esse líquido é fundamental para umidificar as fezes. 

5. Crie um horário para a criança ir ao banheiro 

Ter um horário certo para ir ao banheiro serve para condicionar o intestino a funcionar corretamente. A melhor hora é após as principais refeições, pois neste momento todo o sistema digestivo está estimulado, o que facilita o funcionamento do intestino. A criança precisa ficar numa posição confortável. Os pés devem ficar apoiados em banquinhos ou em qualquer outro suporte. 

Leia Também:  Dicas para se exercitar todos os dias de forma simples e fácil

6. Atividades físicas são importantes 

Crianças mais ativas, que fazem caminhadas, brincadeiras ou exercícios regulares , têm pouca chance de ficarem constipadas.  

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  PCMG conclui inquérito de estupro de criança em Brasilândia de Minas

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA