Saúde

60% dos jovens de 5 a 14 anos com HIV no mundo não recebem tratamento

Publicados

em

Desigualdades de todos os tipos são os maiores obstáculos ao enfrentamento da AIDS no mundo
Pixabay

Desigualdades de todos os tipos são os maiores obstáculos ao enfrentamento da AIDS no mundo

Seis em cada dez crianças de 5 a 14 anos que vivem com o vírus HIV no mundo não recebem tratamento adequado para o controle da infecção. É o que aponta um novo relatório do UNAIDS, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à AIDS , publicado nesta terça-feira (29). Em 2021, 800 mil meninos e meninas nessa faixa etária seguiam sem tratamento para o controle do vírus.

O índice de crianças com HIV se deve sobretudo à chamada transmissão vertical, que ocorre quando a gestante passa o vírus para o bebê. Isso pode ser evitado por meio de pré-natal e medicamentos adequados durante a gravidez, mas ainda há pouco conhecimento da população geral sobre o assunto. Também há casos de a gestante nem ao menos saber que é portadora do vírus.

O relatório tem como foco as desigualdades sociais e econômicas, considerados os maiores obstáculos para eliminar a epidemia de HIV e AIDS até 2030 , uma meta estabelecida pelas Nações Unidas. No Brasil, o medicamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas essa não é a realidade do resto do mundo. A questão da transmissão vertical também é mais controlada por aqui em comparação com outros lugares.

A pesquisa aponta ainda que a masculinidade tóxica está presente em regiões com alta incidência de HIV. Nesses locais, as mulheres submetidas à violência por parte de seu parceiro enfrentam um risco 50% maior de infecção pelo HIV.

Em 33 países analisados pelo estudo, de 2015 a 2021, apenas 41% das mulheres casadas, com idades entre 15 e 24 anos, podiam tomar suas próprias decisões sobre saúde sexual. A amostragem diz respeito às regiões da África Subsaariana e outros países com entraves econômicos e sociais. O levantamento mostra que meninas da África Subsaariana são três vezes mais propensas a contrair o HIV do que seus parceiros do sexo masculino.

Leia Também:  Pele desidratada: saiba quais são as causas e como tratar o problema

No Brasil, apesar de o tratamento ser oferecido gratuitamente, a violência de gênero também afeta o enfrentamento à AIDS. Além disso, relatórios mais antigos mostram que as desigualdades raciais nesse quesito são também um problema e seguem em aceleração. Entre 2010 e 2020, a taxa de mortes de negros por HIV no país aumentou 10,6%, enquanto a de brancos caiu 10,6%.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Morte de Pelé é destaque principal nos maiores jornais do mundo

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA