Saúde

Alzheimer: Japão autoriza exame de sangue para detectar doença

Publicados

em

Japão autoriza exame de sangue para detectar Alzheimer
Pixabay

Japão autoriza exame de sangue para detectar Alzheimer

Nesta quinta-feira (22), a fabricante japonesa Sysmex Corporation anunciou que foi liberada no país a comercialização de um sistema que detecta a doença de Alzheimer a partir de um simples exame de sangue foi autorizada no Japão.

Este é um avanço raro no campo dessa doença neurodegenerativa e pode ajudar não só no desenvolvimento de exames para a detecção, mas também para a prevenção do quadro.

A empresa japonesa Sysmex Corporation indicou em comunicado que pretende lançar este teste de diagnóstico simples e pouco invasivo no mercado japonês “o mais rápido possível”.

A fabricante explica que o sistema desenvolvido é capaz de medir, em pouco mais de vinte e cinco minutos, o nível de acúmulo no sangue da proteína beta-amiloide, um dos principais biomarcadores do mal de Alzheimer.

Atualmente, existem sistemas disponíveis para diagnosticar a doença, mas que são pouco acessíveis ou invasivos (imagens cerebrais, punção lombar para extrair líquido cefalorraquidiano), já que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Leia Também:  Fabricação de uma vacina pode levar até 36 meses, entenda

Outros exames de sangue estão sendo desenvolvidos em outras partes do mundo ou estão aguardando autorização de comercialização.

“Ferramentas de diagnóstico simples, baratas, não invasivas e de fácil acesso são urgentemente necessárias para melhorar a detecção precoce da doença de Alzheimer”, afirma a ONG americana Alzheimer’s Association em seu site.

A organização prevê que, no futuro, existirão outros exames de sangue que “provavelmente revolucionarão o processo de diagnóstico da doença de Alzheimer e de todas as outras demências”.

A doença de Alzheimer permanece incurável até o momento, mas em novembro, dados clínicos adicionais confirmaram o potencial de um novo medicamento, o lecanemab, para retardar significativamente o declínio cognitivo em pacientes tratados por 18 meses.

Mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de demência, número que deve aumentar para 130 milhões até 2050 com o aumento da expectativa de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença de Alzheimer representa entre 60% e 70% dos casos.

Leia Também:  Câmara aprova PLs para remissão de IPTU e autorização de concessões

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Fiocruz aponta aumento de casos de Covid em quatro estados

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA