Saúde
Anvisa retira do mercado outras marcas de pomadas de cabelo


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversas outras marcas de pomadas modeladoras devido a presença de “substância conservante não permitida” nesses produtos.
Mais de 20 fabricantes foram atingidos pela medida de recolhimento, suspensão e cancelamento de autorização da fabricação.
Anvisa havia recolhido lotes de apenas algumas empresas, no entanto, com o aumento dos casos de intoxicação, na última sexta-feira (10), a agência estendeu a proibição da venda a todos os lotes de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.
Isso representa um total de 3.154 marcas de cosméticos presentes lista de produtos da Anvisa . A agência ainda investiga as causas da correlação desses produtos com os casos de intoxicação ocular.
Como a origem do problema ainda está em investigação , a Anvisa informou que o nome da substância que tem causado queimaduras oculares e até cegueira temporária não pode ser divulgado.
Saiba quais são as novas marcas recolhidas das prateleiras:
1. Empresa: VIVER INDUSTRIA E COMERCIO DE COSMETICOS LTDA – ME – CNPJ: 32491629000178 – Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.
2. Empresa: BINNO – INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA – ME – CNPJ: 53854550000134 – Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.
3. Empresa: ALMEIDA INDUSTRIA E COMERCIO DE COSMETICOS LTDA – CNPJ: 12075402000134 – Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.
4. Empresa: SL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA – CNPJ: 05.025.204/0001-09 – Motivo: relatos de eventos adversos graves relacionados a intoxicação ocular, liberação de lotes sem os estudos microbiológicos, não apresentação de estudos de estabilidade e ausência de informações sobre a concentração segura de ingrediente da formulação. 5. Empresa: NEW CONCEPT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COSMÉTICOS LTDA – CNPJ: 23759374000190 – Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.
Anvisa determinou também a apreensão de produtos da empresa NOELMA SIMARA RIBEIRO GAMA (CNPJ: 07.308.873/0001-05) ao considerar que a empresa está estabelecida em local não autorizado, além de não apresentar licenciamento sanitário.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF