Saúde
Brasil contraria tendência mundial e resistência às vacinas cresce


Enquanto a aceitação das vacinas contra a Covid-19 cresceu 5.2% globalmente entre 2021 e 2022, o Brasil encontra-se entre os oito países em que tendência não se aplica. A constatação é de um estudo publicado na revista Nature Medicine.
Conduzida pelo Instituto Global de Saúde de Barcelona (ISGlobal), a pesquisa analisou a vacinação em 23 países, que juntos representam mais de 60% da população mundial. Foi descoberto que, em 2022, 79,1% estavam dispostos a receber o imunizante contra a Covid-19. O número representou um aumento de 5,2% em relação a 2021, quando o índice ficou em 75,2%.
Na contramão, a hesitação vacinal aumentou no Reino Unido, China, Turquia, Brasil, Quênia, México, Gana e África do Sul. O Reino Unido teve variação de -1% e a África do Sul de -21,5%. No Brasil, a taxa foi de -3,3%.
O estudo também constatou que a disposição dos pais em vacinar seus filhos aumentou de 67,6% em 2021 para 69,5% em 2022. No entanto, houve um crescimento de 56,3% nessa hesitação no Brasil, saindo de 8,7% em 2021 para 13,6% em 2022. Fato que ajuda a explicar a baixa cobertura vacinal no país entre as crianças. Apenas 56,83% receberam ao menos uma dose e 39,5% estão totalmente imunizadas, segundo o consórcio de veículos de imprensa.
Doses de reforço
A pesquisa concluiu que 12,1% dos entrevistados vacinados estava hesitante em tomar a dose adicional. Essa taxa foi maior entre as faixas etárias mais jovens (de 18 a 29 anos) e menor em países de baixa e média renda. O Brasil tem apenas 3.6% de hesitação e ocupa a terceira posição entre os que mais acreditam na necessidade do reforço da imunização.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro