Saúde

Combate ao sedentarismo: 3 benefícios pouco conhecidos do exercício físico

Publicados

em

Combate ao sedentarismo: 3 benefícios pouco conhecidos do exercício físico
Redação EdiCase

Combate ao sedentarismo: 3 benefícios pouco conhecidos do exercício físico

Fazer exercícios pode ser muito desafiador para algumas pessoas. Mas manter a disciplina e encontrar uma modalidade que seja prazerosa de realizar são peças-chaves para se movimentar e conquistar um estilo de vida mais saudável. O Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, 10 de março, é uma data criada para conscientizar a população sobre os perigos que a inatividade, comum entre os brasileiros, traz. Por isso, listamos 3 benefícios pouco conhecidos da prática de exercícios físicos. Confira!

1. Promove ação anti-idade na pele

Uma série de mecanismos estão envolvidos na ação anti-idade proporcionada pelos exercícios físicos. “Os exercícios físicos aumentam o aporte sanguíneo para a pele, melhorando a função das células e, consequentemente, a hidratação. O colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, também são estimulados pela atividade física”, conta a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Além disso, ainda de acordo com a médica, praticar atividade física ajuda a combater o processo de envelhecimento do tecido cutâneo, uma vez que os exercícios têm ação anti-inflamatória e diminuem a produção de radicais livres.

Outro benefício antienvelhecimento é a utilização adequada da energia proveniente do carboidrato, por exemplo, o açúcar que consumimos. A cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que o consumo excessivo de açúcar leva ao aumento do estresse oxidativo e à glicação do colágeno. “Um processo no qual o açúcar excedente liga-se às fibras de sustentação da pele, acelerando o aparecimento de flacidez e rugas”, diz.

Leia Também:  Pesquisadores alertam para mortes infantis causadas por rotavírus

2. Previne problemas articulares

Pacientes sedentários apresentam diminuição da massa muscular, com consequente perda de proteção das articulações. Então, a prática de exercícios é fundamental para a manutenção da saúde das articulações.

“Os exercícios beneficiam diretamente as articulações de três maneiras: ajudando na manutenção do peso corporal; ativando a circulação do líquido sinovial, que nutre a cartilagem através do processo de embebição; e fortalecendo a musculatura, que exerce um efeito de proteção das articulações através da melhora do desempenho biomecânico e sustentação do esqueleto”, explica o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

O profissional ainda lembra que as articulações foram feitas para serem movimentadas. “Se ficam paradas por muito tempo, as articulações sofrem um processo de atrofia e rigidez que causa dor”, acrescenta o especialista. Não é preciso ir longe para experimentar todos os benefícios proporcionados pelos exercícios. “O recomendado é realizar semanalmente 150 minutos de exercícios físicos de intensidade moderada. Mas qualquer atividade já pode trazer benefícios, como aumentar o número de passos por dia e subir escadas”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.

Leia Também:  "Podemos perder vacinas em 2023 por causa do atual governo", diz Lula

3. Auxilia na fertilidade

Vários estudos relatam que a atividade física, se não desgastante, feita sem o uso de esteróides e com alimentação adequada, é capaz de conferir benefícios sobre a fertilidade, com maiores chances de o indivíduo conceber um filho.

“Um dos grandes benefícios do exercício físico com relação à fertilidade está no melhor controle do peso. A obesidade, além de favorecer o surgimento de doenças que podem causar problemas durante a gestação, tem influência direta sobre a fertilidade”, conta o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor clínico da Clínica Mater Prime, em São Paulo.

Segundo o médico, no caso específico dos homens, o excesso de gordura corporal prejudica a produção de testosterona. Com a alteração desse hormônio, pode-se reduzir o apetite sexual e causar dificuldades de ereção, bem como interferir na qualidade e quantidade de espermas. “No geral, quanto maior o sobrepeso, menor é a qualidade, a concentração e a mobilidade do esperma”, ressalta.

Nas mulheres, o médico pondera que o peso inadequado interfere na produção dos hormônios sexuais femininos, principalmente o estrogênio, o que, consequentemente, atrapalha o processo de ovulação. “E, nesse caso, não se trata apenas da obesidade, já que mulheres excessivamente magras, como quem sofre de anorexia, também têm menor chance de engravidar, além de possuírem um risco maior de entrar na menopausa precocemente”, acrescenta o profissional.

Por Guilherme Zanette

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Veja como lidar com a ansiedade

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA