Saúde

Como adaptar a alimentação e os treino durante a menstruação

Publicados

em

Como adaptar a alimentação e os treino durante a menstruação
Redação EdiCase

Como adaptar a alimentação e os treino durante a menstruação

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres sofrem com sintomas da TPM e da menstruação mensalmente, que incluem dores, estresse e tristeza. Isso, por sua vez, pode fazer com que várias pessoas do sexo feminino deixem de realizar atividades cotidianas simples, como sair, ir à academia e trabalhar.

Além disso, o apetite das mulheres costuma mudar durante essa fase do ciclo menstrual, com muitas delas cedendo a desejos por doces e comendo mais do que o normal. A seguir, veja como é possível manter a rotina de treinos e a dieta durante esse período inevitável.

Mantendo a saúde

A nutricionista Carol de Souza comenta que, primeiramente, é importante respeitar o ciclo natural do corpo da mulher. “Já falamos diversas vezes que as exceções não vão comprometer os resultados, e é por isso que é necessário ter uma base alimentar saudável. Se você come bem na grande maioria das vezes, o chocolate de vez em quando não vai te afetar”, explica.

O mesmo vale para os treinos: segundo José Corbini, educador físico, “é claro que tem mulheres que ficam menos dispostas mais dias do que outras, mas, se você já sabe que, naqueles 3 ou 4 dias, não vai conseguir treinar, isso não vai afetar os outros dias de treino”.

Leia Também:  Primeiro medicamento injetável contra HIV é aprovado pela Anvisa

Faça treinos mais leves

Você pode repousar durante alguns dias caso sinta muito desconforto durante a menstruação ou a TPM. Porém, outra alternativa é adaptar o treino durante esse período. “Se você treina durante 1 hora, procure exercitar-se por meia hora; se você costuma fazer séries de agachamento com 30 quilos, faça com 15”, comenta o personal. “É sempre bom lembrar que pouco é mais do que nada e que, até mesmo nos dias fora desses períodos, o corpo pode pedir um treino mais leve. Perceba os sinais”, completa ele.

Adapte a rotina

Tanto a alimentação quanto a rotina de treinos podem ser adaptadas durante o período menstrual caso seja necessário. De acordo com a nutricionista, você pode aproveitar o dia que estiver com mais vontade de comer para fazer a refeição livre da semana. “Se seu apetite muda muito na menstruação, você pode conversar com sua nutricionista para algumas estratégias especiais, como opções mais doces para os lanches, por exemplo”, explica.

Nos treinos, a rotina também pode mudar. Além dos treinos mais leves, você pode usar os dias em que estiver menos disposta pelos sintomas da menstruação para alterar os dias de descanso. “Isso também pode ser conversado com o profissional que monta seus treinos”, afirma José.

Leia Também:  UAIs não terão expediente durante o Carnaval

Receitas fitness

Para aquelas que imploram por um doce na TPM, o que é extremamente comum, uma opção é apostar em receitas doces fitness que contenham chocolate amargo, pasta de amendoim, aveia, entre outros. “É possível fazer panquecas, bolos, mousse com esse tipo de ingrediente, matando a vontade de comer um doce sem sair da dieta”, comenta a profissional.

Não se culpe

Comeu mais do que deveria? Faltou a muitos treinos? Mudou demais sua rotina? Não se culpe, afinal os desconfortos, as dores e até mesmo o estresse que o período menstrual causa são compreensíveis. “O importante é o que fazer depois, se saiu da dieta, volte, se parou os treinos, retome. Nosso corpo tem memória e, em poucos dias, volta ao normal”, pontua José.

Por Beatriz Bradley Moreira

Fonte: Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Juliette Freire exibe corpão e esbanja sensualidade durante banho: “Gata!”

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA