Saúde

Conheça os benefícios dos alimentos integrais para a saúde

Publicados

em

Conheça os benefícios dos alimentos integrais para a saúde
Redação EdiCase

Conheça os benefícios dos alimentos integrais para a saúde

Manter uma alimentação equilibrada é uma excelente opção para quem deseja eliminar peso ou melhorar a saúde. Para isso, o alimento integral é uma excelente opção, pois é saudável e auxilia no processo de emagrecimento.

“As fibras contidas nos alimentos integrais acumulam água quando ingeridas, aumentando o volume no estômago e no intestino, o que gera sensação de satisfação e faz com que demoremos mais a ter fome novamente”, explica a nutricionista Izabella Frattezi.

Segundo a profissional, os alimentos nas versões integrais, como arroz, farelo de aveia e quinoa, também ajudam no funcionamento intestinal, auxiliam na desintoxicação e contribuem para a diminuição do inchaço.

Alimentos integrais são ricos em nutrientes

O alimento integral também possui grande quantidade de nutrientes . “Normalmente é menos processado, não tendo passado pelo refinamento, conservando assim mais vitaminas, minerais e principalmente fibras”, esclarece Izabella Frattezi.

Principais benefícios

Por ser menos processado, o alimento integral tem menos produtos químicos que prejudicam a saúde. Além disso, as fibras contidas neles aumentam a sensação de saciedade, ajudam no funcionamento do intestino e favorecem a flora bacteriana intestinal, fundamental para a saúde e o bem-estar. Essas fibras também fazem com que o açúcar dos alimentos seja liberado aos poucos no sangue, o que previne hiperglicemia, diabetes e outras doenças.

Leia Também:  Escorpianismo em Alpinópolis - Entenda os cuidados necessários com as vítimas da picada

Alimento integral pode ser calórico

Fique atento! Os alimentos integrais também possuem calorias. Eles estimulam a mastigação, dão maior sensação de saciedade e demoram mais tempo no sistema digestivo. Contudo, se consumidos em excesso, podem conter até mais calorias, conforme explica a nutricionista Renata Fidelis.

“A diferença calórica é pouco significativa. O integral pode apresentar uma média de 15 a 20 calorias a mais do que um alimento não integral”, aponta. Para fazer uma comparação, é necessário ler o rótulo dos alimentos. “A composição nutricional tem maior teor de proteína, vitaminas do complexo B etc. Porém, o mais importante são as fibras, que ajudam na saúde e no bom funcionamento intestinal”, acrescenta a nutricionista.

Atenção à composição

Renata Fidelis ressalta que é preciso ficar atento à composição dos alimentos. “O que costuma deixar os integrais mais calóricos não é a farinha integral, mas os ingredientes opcionais, como castanha-do-pará, castanha-de-caju, uva-passa, banana-passa, frutas cristalizadas etc”, lista.

Fonte: Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Após ter perfil hackeado e fotos vasadas, Rafa Kalimann faz reflexão: ‘Saúde mental’

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA