Quarta-Feira, 9 de Abril de 2025

Saúde

Covid-19: Queiroga diz que Brasil vai ter vacina bivalente “em breve”

Publicados

em

Vacina da Pfizer
Myke Sena/ MS

Vacina da Pfizer

O ministro da Saúde , Marcelo Queiroga , disse nesta quarta-feira (23) que as vacinas contra Covid-19 produzidas pela Pfizer serão aplicadas “em breve” nos brasileiros. Na última terça (22), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permitiu as fórmulas bivalente da fabricante, que combatem novas variantes da doença. Desta forma, a pasta da saúde pode negociar com a empresa para viabilizar a oferta.

O ministro da Saúde usou as redes sociais para avisar que receberá um cronograma de envio pela Pfizer de doses das vacinas bivalentes. O imunizante só poderá ser aplicado em pessoas acima de 12 anos.

“Venho mais uma vez fazer um apelo a todos os brasileiros: vacinem-se contra a Covid-19, atualizem a caderneta de vacinação contra a doença. Hoje, a média móvel de novos casos de Covid-19 aumentou 161% nos últimos 14 dias. Não podemos relaxar quando temos as armas contra o vírus”, publicou Queiroga.

“O atual contrato do Ministério da Saúde com os fornecedores contempla a entrega de vacinas atualizadas contra novas cepas. Em breve, teremos o cronograma de envio dos lotes. As vacinas são efetivas contra as formas graves da doença e óbitos. Por isso, busquem os postos de vacinação”, acrescentou.

Leia Também:  Conheça os benefícios de pedalar para manter a saúde e a boa forma

Segundo o ministro, cerca de 70 milhões de pessoas ainda não tomaram a primeira dose de reforço, enquanto 32 milhões já tinham que terem sido imunizados com a segunda aplicação, mas não foram aos postos para serem protegidos contra a doença. A vacinação completa é fundamental para que caía o número de casos de pessoas contaminadas pela Covid-19.

“Com aprovação da Anvisa para uso emergencial da versão bivalente da vacina da Pfizer, teremos mais um imunizante à disposição no combate à doença”, completou Queiroga.

Vacinas bivalentes

Os imunizantes podem ser aplicados como dose de reforço depois do terceiro mês da série primária ou três meses depois da administração do último reforço por uma dose contra o coronavírus.

Em 2021, o governo federal comprou 100 milhões de doses da Pfizer para que fossem entregues neste ano. O contrato autorizava um acréscimo de mais 50 milhões de doses, caso o Ministério da Saúde pedisse.

Desde o início do mês, o número de pessoas contaminadas cresceu e os médicos identificaram que se trata de novas linhagens de variante ômicron.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Azeite mineiro é eleito melhor do Brasil

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA