Saúde
Covid: novas vacinas reduzem risco de hospitalização pela metade


As novas vacinas de reforço atualizadas para ampliar a proteção contra a variante Ômicron da Covid-19 reduziram em cerca de 50% o risco de hospitalização, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). A eficácia chegou a ser superior a 80% em relação a idosos com mais de 65 anos.
As análises são as primeiras da agência em relação a como as chamadas vacinas bivalentes estão atuando. Nos EUA, as aplicações estão disponíveis a toda a população com mais de 6 meses de idade, no período de pelo menos dois meses da última dose.
Desde o início de setembro até agora, menos de 20% dos adultos, e apenas um terço das pessoas com 65 anos ou mais, receberam as vacinas atualizadas.
Segundo os CDC, entre os acima de 5 anos, apenas 14,1% receberam o imunizante atualizado. Além disso, somente 68,9% da população total completou o esquema primário com as duas doses.
No Brasil, a vacina atualizada da Pfizer recebeu o sinal verde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de novembro como um reforço para todos acima de 12 anos.
As novas doses chegam no cenário em que novas variantes do coronavírus mais capazes de escapar das proteções do sistema imunológico ganharam força, e os casos e hospitalizações da doença aumentaram nas últimas semanas.
Os estudos do CDC, divulgados na sexta-feira, são avaliações preliminares, e portanto não podem ser encaradas como um dado definitivo.
O estudo do CDC não levou em conta se os pacientes já haviam sido infectados com o vírus e se certos grupos eram mais propensos a receber tratamentos como o antiviral Paxlovid, o que influencia os resultados.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem