Saúde
Dia Mundial da Água: 5 dicas para economizar o recurso


A importância de economizar água visa ao bem-estar individual, coletivo e promove sustentabilidade. O recurso, utilizado em várias aspectos do cotidiano, é primordial para manutenção da vida. Logo, essa atitude deve se manifestar de diversas formas e, assim, evitar que a água se torne cada vez mais escassa.
No Brasil, apenas em 2019, foi desperdiçada uma quantidade de água potável que possibilitaria abastecer 63 milhões de pessoas, ou seja, 30% da população do país, conforme constata o Instituto Trata Brasil. Isso significa, também, quase 40% de toda a água potável captada pelo Brasil.
A média de consumo diário que a Organização das Nações Unidas ( ONU ) estima é 110 litros por habitante/dia. No entanto, de cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos , e os 37 restantes são perdidos devido a vazamento, a ligações irregulares, à falta de medição ou à medição incorreta e a roubos.
Portanto, está mais que na hora de conscientizar o consumo de água no planeta. Por isso, Vinicius Alves Abrahão, especialista em práticas sustentáveis e CEO e fundador da da Gooxxy, greentech pioneira em soluções de recolocações de produtos e alimentos, separou 5 dicas de como economizar água em casa. Confira!
1. Reaproveitamento
Essa etapa talvez seja a mais importante para se inserir na rotina e pode ser feita de diversas formas. Por exemplo, a cada lavagem de roupa na máquina de lavar, reutilizar o descarte da água limpa para lavar quintal, rua e até uma nova leva de roupa.
2. Verifique vazamentos
Esse tópico é mais perceptível após chegar a conta de água , devido ao aumento no preço padrão. Por isso, esteja sempre atento a esse ponto, pois vazamentos são normais de ocorrer, principalmente nos banheiros de casa.
3. Conscientize-se quanto ao banho
Tomar banho é uma prática essencial para qualquer ser humano. Porém, se passar do limite no box, muita água é desperdiçada. Portanto, seja prático e rápido; caso precise demorar em alguma etapa, desligue o chuveiro. Para se ter noção, um banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechar o registro ao se ensaboar e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros, segundo a Sabesp.
4. Use balde em vez de mangueira
Não é necessário usar mangueira para lavar o carro ou para lavar a calçada. É possível efetuar essas práticas utilizando balde e pano ou até água reutilizável da máquina de lavar. Logo, tenha consciência de quando e por que usar.
5. Opte por empresas que tenham conscientização em relação ao meio ambiente
Por fim, outra forma de olhar para as urgência do meio ambiente e da água é conhecer empresas que prezam essas práticas e que reformulem um projeto próprio para recolocação de produtos e alimentos, causando menor desperdício de água. Fique atento às práticas empresariais.
Por Carolina Montuori
Fonte: Saúde


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF