Saúde
Diabetes: como manter os cuidados nas festas de fim de ano


Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) apontam que o Brasil tem 16,8 milhões de pessoas com a doença entre as idades de 20 e 79 anos. Para que estes pacientes continuem seguindo seus tratamentos adequadamente, eles precisam evitar o consumo de alguns pratos que são preparados durante as festas de fim de ano. Para o médico endocrinologista Aloísio Vargas, os cuidados com a alimentação que os pacientes foram orientados a seguir devem ser mantidos durante o período de festas. Ele fala que o descumprimento da dieta pode provocar o descontrole da doença e o surgimento de novos problemas de saúde. “O diabete é uma doença muito perigosa e silenciosa. Qualquer exagero do paciente pode provocar consequências graves. É muito importante que mesmo durante as confraternizações os cuidados com os doces sejam mantidos. De acordo com o médico, a inclusão de alimentos de baixa carga de carboidratos nas refeições durante os eventos pode auxiliar no controle da doença. “Embora sejam mais caros, os pacientes que enfrentam o problema devem investir em alimentos que possuem pouca quantidade de glicídios, como os legumes e as frutas”, disse ele.
O médico diz que alguns alimentos comuns nesta época estão entre os que têm baixo índice glicêmico. “Para que um diabético siga com as restrições necessárias durante as festas não precisa mudar tanto, alguns deles são até bastante encontrados no período natalino. O damasco, as castanhas e as nozes. O importante é ter consciência de que este cuidado é necessário”, alerta o médico. O especialista diz que os cuidados devem ser seguido por pessoas de todas as idades, assim como as práticas esportivas.
“A alimentação saudável durante as confraternizações devem ser seguidas por pacientes de todas as idades. E, como nesta época algumas academias fecham, é importante procurar também por exercícios alternativos, como passear de bicicleta ou até uma simples caminhada”, completou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Vitória/Minas terá 36 novas locomotivas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics