Saúde
Diabéticos: dicas para se alimentar fora de casa


Uma das maiores dificuldades, tanto para diabéticos como para pessoas que buscam uma alimentação saudável, é justamente manter a atenção e a qualidade dos alimentos quando é necessário fazer as grandes refeições em restaurantes, o que acontece com grande parte das pessoas que trabalham.
Cuidados importantes
O principal cuidado que o diabético deve ter é em relação ao tamanho das porções de comida, garante a nutricionista Bruna Pinheiro. “Muitas vezes elas [as porções em restaurantes] podem ser maiores ou ter mais carboidratos do que as preparações feitas em casa”, explica.
Segundo a profissional, “é importante evitar pratos fritos, empanados e molhos cremosos e à base de queijo, creme de leite, manteiga ou maionese. Sempre dar preferência a carnes magras grelhadas ou cozidas e legumes e alimentos cozidos no vapor.”
O que comer?
Assim como qualquer pessoa, o diabético deve sempre selecionar um prato equilibrado e saudável. Para isso, a nutricionista Bruna Pinheiro aconselha a escolha de uma boa base de arroz, massas, pão, batatas ou macarrão, dando prioridade aos integrais; quantidades pequenas de proteínas (carnes, frango, peixe, ovos, feijão) e com uma variedade de legumes e saladas. A nutricionista Pollyanna Ayub sugere optar por restaurantes naturais que ofereçam mais opções de alimentos cozidos ao invés de fritos.
Momento do lanche
Bruna Pinheiro ressalta que para os lanches é importante sempre optar por pães integrais, barrinha de cereal diet, leite desnatado e derivados de leite, como iogurte e queijos magros. “ Sucos à base de soja zero açúcar podem ser uma boa opção. As frutas devem ser consumidas preferencialmente in natura e com a casca, por exemplo, a maçã, enriquecendo ainda mais o cardápio”, exemplifica. Além disso, é importante não exagerar na quantidade dos alimentos, ainda que eles sejam saudáveis.
Fonte: IG SAÚDE


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem