Saúde

Dieta rica em gorduras pode causar dor crônica

Publicados

em

Dor crônica
Redação EdiCase

Dor crônica

Apesar de a gordura ter sua importância para o corpo, o excesso dela pode se tornar algo prejudicial para a saúde . Estudos já apontaram que ela tem relação com algumas doenças, como: obesidade, aumento do colesterol, mau funcionamento dos órgãos, diabetes e até mesmo problemas cardíacos. Porém, novos estudos têm mostrado que uma alimentação não balanceada pode ser a causa de dor crônica.

O neurocientista Dr. José Augusto Nasser comenta que um estudo de pesquisadores da Universidade do Texas em Dallas mostrou que uma dieta rica em gorduras pode causar uma alteração neurológica, que transforma a dor aguda em crônica. Essa condição vem até mesmo quando a pessoa não tem outro problema de saúde que a antecede, como obesidade ou diabetes.

“O estudo mostrou que, ao contrário do que pensamos, a dor não tem relação com doenças pré-existentes. A dieta rica em gorduras pode resultar nos estímulos que causam a dor. E quando falamos sobre consumir muitos alimentos gordurosos, não falamos sobre uma consequência que virá ao longo prazo. Uma dieta rica em gordura, por um curto período, é tempo suficiente”, explica.

Leia Também:  Fabricação de uma vacina pode levar até 36 meses, entenda

O médico relembra que esse hábito de consumir alimentos gordurosos já faz parte da rotina alimentar dos ocidentais. Ele cita como exemplo os ovos, bacon, carne vermelha, queijo e manteigas. Em grandes quantidades podem resultar até mesmo em uma inflamação sistêmica, informa o especialista.

“A própria dieta causou marcadores de lesão neuronal. Agora que vemos que são os neurônios sensoriais que são afetados, como isso está acontecendo? Descobrimos que, se você tirar o receptor ao qual o ácido palmítico se liga, não verá esse efeito sensibilizante nesses”, comenta o médico.


O especialista aponta que o próximo passo dos responsáveis pela pesquisa será concentrar-se em como reverter esses problemas. Mas, antes disso será necessário entender melhor a transição da dor aguda para a crônica.

“Com essa pesquisa os profissionais de saúde saberão identificar o sintoma ao tratar o paciente. Ou seja, quando alguém chegar ao consultório com dor crônica, será possível saber se está relacionada a uma doença pré-existente, ou causada por uma alimentação não balanceada. Isso será um grande avanço”, conclui.

Leia Também:  Bianca Andrade se manifesta após causar com look de mamilos: ‘E nem eram os meus’

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  7 benefícios dos alimentos funcionais e como incluí-los na dieta

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA