Saúde

Droga que mais mata nos EUA é apreendida pela primeira vez no Brasil

Publicados

em

Pílula
Marcos Santos / USP Imagens

Pílula

A Polícia Civil do Espírito Santo, através do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), apreendeu pela primeira vez no Brasil um frasco de fentanil. O medicamento é um opioide sintético que chega a ser 100 mais forte que a morfina. A substância é a que causa mais mortes por overdose nos Estados Unidos.

A polícia informou que a droga foi apreendida em uma operação que havia sido deflagrada com o objetivo de apurar uma suposta base de armazenamento de drogas e materiais ilícitos utilizada por traficantes. A localização é em uma zona rural perto da reserva biológica Duas Bocas, na cidade de Cariacica.

Ao todo, foram apreendidos 31 frascos da droga, além de 136 quilos de maconha, 13 quilos de mistura para cocaína, 2.500 pinos de cocaína e milhares de pinos vazios que seriam utilizados para a fracionamento da droga.

O fentanil é, de acordo com os  Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, o maior causador de morte por overdose no país. 

Leia Também:  Saúde faz consulta sobre vacinação de bebês a partir de 6 meses

Ele é dividido em dois tipos: o fentanil comercializado em farmácias e o produzido ilegalmente. Ambos são considerados opioides sintéticos, ao qual o farmacêutico é receitado em casos de dores extremas, sendo indicado para pacientes após cirurgias e com câncer em estágio avançado.

Entretanto, os mais recentes casos de overdose estão ligados à substância fabricada de forma ilegal. Nestes casos, o fentanil está disponível para comercialização de diferentes formas, como líquida e em pó.

A CDC informa que este tipo de fentanil se parece com outras drogas, sendo comum a mistura com heroína, cocaína e metanfetamina, sendo transformada em outros opioides prescritos. Segundo ainda o CDC, a forma líquida pode ser vista em sprays nasais, colírios, além de ser aplicada em papéis pequenos e ingeridos como doces.

Os opioides sintéticos são os principais responsáveis por mortes por overdose. Mesmo que a aplicação seja baixa, ela pode ser fatal.

Leia Também:  Primeira etapa da imunização contra a febre aftosa em Minas termina na terça-feira (31/5)

As pesquisas estimam que cerca de 150 pessoas morrem todos os dias de overdose, movidas por opioides sintéticos. Os riscos aumentam quando não se pode mensurar a quantidade da droga em produções ilegais.

Dentre os sinais de overdose estão a contração das pupilas, sonolência e perda de consciência, respiração lenta ou muito fraca, sons de asfixia, flagelação do corpo, pele fria ou úmida, além da perda da coloração dos lábios e das unhas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  PlayStation VR2 chega ao Brasil em fevereiro pelo preço de um PS5

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA