Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Estudo aponta anestésico genérico como opção eficaz contra depressão

Publicados

em

Estudo aponta medicamento genérico como opção eficaz contra depressão
Priscila Carvalho – BBC News Brasil

Estudo aponta medicamento genérico como opção eficaz contra depressão

Um estudo duplo-cego comparando a cetamina genérica a um placebo apontou resultados positivos no tratamento de depressão grave.

Liderados pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney) e pelo Instituto Black Dog, os pesquisadores descobriram que mais de 20% dos participantes alcançaram remissão total dos sintomas após um mês de injeções quinzenais, do medicamento, enquanto um terço viu melhora de pelo menos 50% nos sintomas. Os resultados foram publicados no British Journal of Psychiatry.

A cetamina é utilizada como alternativa no tratamento da depressão em pacientes que não obtiveram sucesso com terapias convencionais. Seu mecanismo de ação atua diretamente no sistema glutamatérgico do cérebro.A administração pode ser intravenosa ou intramuscular.

O medicamento pode aliviar rapidamente sintomas depressivos, inclusive em pacientes considerados resistentes a tratamentos anteriores.

Como ocorreu o estudo

O estudo envolveu 179 pessoas com depressão resistente ao tratamento, que receberam injeções de cetamina genérica ou um placebo. O tratamento durou um mês, com duas injeções por semana, e os participantes avaliaram seu humor no final do estudo e um mês depois. Como o estudo foi duplo-cego, tanto os participantes quanto os pesquisadores responsáveis pela administração do medicamento não sabiam qual substância foi recebida, reduzindo possíveis influências psicológicas.

Vale ressaltar que o uso de um placebo foi escolhido para melhorar a ocultação do tratamento, pois ele também causa sedação. Enquanto o spray nasal de cetamina S-cetamina é caro, com um custo de cerca de US$ 800 por dose na Austrália, a cetamina genérica é muito mais acessível, com um custo de apenas US$ 5, dependendo do fornecedor e se é adquirida em grande quantidade pelo hospital.

Leia Também:  Conheça os benefícios da dança para a saúde

Os pesquisadores têm planos de conduzir estudos de maior escala com o uso prolongado da cetamina genérica, além de melhorar a monitorização da segurança do tratamento.

Eles também estão buscando apoio do sistema de saúde local para tornar o tratamento mais acessível financeiramente, visando beneficiar aqueles que sofrem com a depressão resistente ao tratamento.

Fonte: Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

“Todos por Paola: Uma Corrente de Esperança para salvar sua vida !

Publicados

em

Hoje, compartilhamos a história de Paola Duarte Silva, uma jovem de apenas 22 anos, natural de Passos (MG), que enfrenta uma batalha árdua contra a aplasia medular, uma doença rara e grave que ameaça sua vida. Paola é filha do corretor de imóveis Ângelo Henrique Silva, muito conhecido em Passos por sua trajetória no mercado imobiliário. Agora, ele e sua família precisam da ajuda de todos nós para salvar a vida de sua filha.

O que é a aplasia medular?

A aplasia medular é uma condição rara em que a medula óssea — responsável por produzir as células do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas — para de funcionar adequadamente. Isso pode ocorrer devido a uma falha do próprio organismo, fatores ambientais, infecções ou até medicamentos.

Sem células sanguíneas suficientes, o corpo não consegue transportar oxigênio (glóbulos vermelhos), combater infecções (glóbulos brancos) ou evitar hemorragias (plaquetas).

Quais são os sintomas?

Os sinais da aplasia medular podem surgir de forma sutil e variar de pessoa para pessoa. Entre os mais comuns estão:
• Cansaço extremo e fraqueza, mesmo com pequenos esforços;
• Palidez acentuada devido à anemia;
• Tendência a hematomas ou sangramentos fáceis, como sangramento nasal ou nas gengivas;
• Infecções recorrentes ou de difícil tratamento;
• Falta de ar em atividades simples;
• Tonturas ou dores de cabeça frequentes.

Leia Também:  Janeiro Branco: importância de promover a saúde mental no ambiente corporativo

No caso de Paola, os sintomas levaram ao diagnóstico, e agora ela precisa de um tratamento especializado para tentar a cura.

O desafio do tratamento

O tratamento para a aplasia medular é caro e muitas vezes inclui transfusões, medicações imunossupressoras e, em casos mais graves, transplante de medula óssea. Para Paola, o custo total do tratamento ultrapassa 500 mil reais, um valor que a família não pode arcar sozinha.

Como você pode ajudar?

A união de todos pode fazer a diferença na vida de Paola! Existem duas formas de contribuir:
• Pix da vaquinha online: 5209526@vakinha.com.br
• Pix direto para Paola: CPF 70003135608

Além disso, compartilhe essa campanha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Espalhar essa mensagem é essencial para alcançar mais pessoas que possam ajudar.

Uma mensagem do pai, Ângelo

“Hoje, como pai, peço a todos vocês, meus amigos, clientes e conhecidos, que nos ajudem. A Paola é uma menina cheia de sonhos e merece a chance de viver. Cada doação, cada compartilhamento, é uma esperança renovada para nossa família. Que Deus abençoe a todos vocês por nos apoiarem nesse momento tão difícil.”

Leia Também:  Simony atualiza fãs sobre tratamento contra câncer: “Conto com as orações!”

Para assistir ao vídeo de Paola e saber mais, acesse:

Vamos juntos mostrar que a solidariedade transforma vidas. Todos por Paola!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA