Saúde
Infarto em mulheres jovens; entenda as causas do aumento da incidência
A incidência de casos de infarto entre mulheres brasileiras de 15 a 49 anos aumentou cerca de 62% nas últimas três décadas. Em 1990, o Brasil contabilizava 7,1 mil casos para cada 100 mil habitantes. Em 2019, foram 11,6 mil casos. Os dados são do estudo Global Burden of Diseases (GBD), divulgado no último mês pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
O relatório mostra ainda que as doenças isquêmicas do coração foram a principal causa de morte entre mulheres e homens no Brasil nos anos de 1990 a 2019.
De acordo com o estudo, mulheres são menos submetidas a tratamento cirúrgico e menos de 50% das pacientes fazem uso de medicamentos para controle de doenças cardiovasculares.
O infarto agudo do miocárdio (IAM), ou simplesmente infarto, é uma condição grave que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o coração é interrompido, o que leva à falência de parte do tecido cardíaco ou, em muitos casos, até mesmo à morte.
Segundo o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais.
Jairo Pinheiro, cardiologista da Associação Beneficente Síria de São Paulo (HCor), explica que, entre os principais fatores de risco para a condição, estão as doenças coronárias, anomalias congênitas, tabagismo, uso de drogas ilícitas, obesidade, diabetes, estresse, além da alta prevalência de hábitos ruins, como o sedentarismo e má qualidade do sono.
Segundo o médico, o aumento da prevalência em mulheres jovens pode estar relacionado ao aumento da sedentarismo no público feminino, além de uma maior incidência de mulheres com problemas de diabetes e obesidade.
Além da dor no peito — sintoma mais comum da condição —, mulheres jovens costumam apresentar outros sinais, como dor nas costas, pescoço, fadiga, náuseas e vômitos.
Em caso de suspeita de infarto, é fundamental buscar imediatamente a emergência cardiológica mais próxima ou acionar o SAMU. Quanto mais rápida a desobstrução da artéria, maiores são as chances de cura.
Fonte: Saúde
Brasil e Mundo
“Todos por Paola: Uma Corrente de Esperança para salvar sua vida !
Hoje, compartilhamos a história de Paola Duarte Silva, uma jovem de apenas 22 anos, natural de Passos (MG), que enfrenta uma batalha árdua contra a aplasia medular, uma doença rara e grave que ameaça sua vida. Paola é filha do corretor de imóveis Ângelo Henrique Silva, muito conhecido em Passos por sua trajetória no mercado imobiliário. Agora, ele e sua família precisam da ajuda de todos nós para salvar a vida de sua filha.
O que é a aplasia medular?
A aplasia medular é uma condição rara em que a medula óssea — responsável por produzir as células do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas — para de funcionar adequadamente. Isso pode ocorrer devido a uma falha do próprio organismo, fatores ambientais, infecções ou até medicamentos.
Sem células sanguíneas suficientes, o corpo não consegue transportar oxigênio (glóbulos vermelhos), combater infecções (glóbulos brancos) ou evitar hemorragias (plaquetas).
Quais são os sintomas?
Os sinais da aplasia medular podem surgir de forma sutil e variar de pessoa para pessoa. Entre os mais comuns estão:
• Cansaço extremo e fraqueza, mesmo com pequenos esforços;
• Palidez acentuada devido à anemia;
• Tendência a hematomas ou sangramentos fáceis, como sangramento nasal ou nas gengivas;
• Infecções recorrentes ou de difícil tratamento;
• Falta de ar em atividades simples;
• Tonturas ou dores de cabeça frequentes.
No caso de Paola, os sintomas levaram ao diagnóstico, e agora ela precisa de um tratamento especializado para tentar a cura.
O desafio do tratamento
O tratamento para a aplasia medular é caro e muitas vezes inclui transfusões, medicações imunossupressoras e, em casos mais graves, transplante de medula óssea. Para Paola, o custo total do tratamento ultrapassa 500 mil reais, um valor que a família não pode arcar sozinha.
Como você pode ajudar?
A união de todos pode fazer a diferença na vida de Paola! Existem duas formas de contribuir:
• Pix da vaquinha online: 5209526@vakinha.com.br
• Pix direto para Paola: CPF 70003135608
Além disso, compartilhe essa campanha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Espalhar essa mensagem é essencial para alcançar mais pessoas que possam ajudar.
Uma mensagem do pai, Ângelo
“Hoje, como pai, peço a todos vocês, meus amigos, clientes e conhecidos, que nos ajudem. A Paola é uma menina cheia de sonhos e merece a chance de viver. Cada doação, cada compartilhamento, é uma esperança renovada para nossa família. Que Deus abençoe a todos vocês por nos apoiarem nesse momento tão difícil.”
Para assistir ao vídeo de Paola e saber mais, acesse:
Vamos juntos mostrar que a solidariedade transforma vidas. Todos por Paola!
-
Brasil e Mundo5 dias atrás
“Todos por Paola: Uma Corrente de Esperança para salvar sua vida !
-
Minas Gerais2 dias atrás
Empresária de Passos Relata Assalto e Recebe Orientação Policial Surpreendente: “Não Divulgue a Imagem do Suspeito, Você Pode Ser Processada!”
-
Minas Gerais5 dias atrás
Nikolas Ferreira: O dono do trono do PL em Minas em 2026.
-
Minas Gerais4 dias atrás
De baixo dos tapetes para trás das grades!
-
Minas Gerais2 dias atrás
“Ação Cinematográfica: Tiroteio e Prisões em Poços de Caldas!”
-
Minas Gerais6 dias atrás
O Governador que fez Minas trabalhar de Novo!
-
Minas Gerais4 dias atrás
Quando o brinde é uma armadilha e o perfume uma enganação
-
Minas Gerais4 dias atrás
ALPINOPOLENSE É PRESO COM MAIS DE 90 KG DE DROGAS EM MATO GROSSO DO SUL