Saúde

Internação de bebês por desnutrição atinge o pior índice em 14 anos

Publicados

em

Hospitalização de bebês por desnutrição atinge o pior nível desde 2008
Paula Adamo Idoeta – Da BBC News Brasil em São Paulo

Hospitalização de bebês por desnutrição atinge o pior nível desde 2008

Um levantamento da Fiocruz concluiu que, em 2021, o número de internações de bebês com desnutrição no Brasil foi o maior dos últimos 14 anos. Foram registradas 113 internações a cada 100 mil nascimentos de bebês de até 1 ano com insuficiência de nutrientes, desidratados e com quadros de infecção.

O estudo foi realizado pelo  Observatório de Saúde na Infância, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e à Unifase, e foram divulgados em primeira mão pelo Estadão.

Segundo a pesquisa, em números absolutos, 2.939 crianças de até 1 ano foram hospitalizadas por quadros associados à desnutrição em 2021. Isso representa uma taxa de 113 internações por 100 mil nascimentos, quase 11% a mais do registrado em 2008, primeiro ano do período analisado pela pesquisa.

Neste ano, de janeiro a agosto, o número de internações teve um aumento de 7%. Por dia, são quase nove crianças levadas ao hospital porque têm fome.

Leia Também:  Estado apresenta Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática em audiência pública

De acordo com a análise da Fiocruz, a situação é mais preocupante no Nordeste, onde o número de hospitalizações está 51% maior do que a taxa nacional.

O número de internações no Nordeste vai de encontro com o índice de crianças em condições de insegurança alimentar na região, conforme levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a Rede Penssan.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quadros de desnutrição impactam diretamente no desenvolvimento das crianças, tanto em questões de crescimento, quanto prejuízos no sistema imunológico e maior vulnerabilidade para doenças infecciosas e crônicas na fase adulta.

Apesar do aumento dos casos de hospitalização causado pela desnutrição, os casos de mortalidade continuam em queda desde 2008. Segundo o estudo da Fiocruz, isso pode ser explicado pelo atendimento via SUS, que impede que os quadros de desnutrição evoluam para quadros mais complexos e fatais.

Leia Também:  Conheça os benefícios da água aromatizada para a saúde

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  TJMG é o segundo no ranking dos tribunais de grande porte em índice de conciliação

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA