Saúde
Morte de Erasmo Carlos: artista sofria de síndrome edemigênica


Erasmo Carlos , um dos maiores nomes da história da música brasileira, morreu nesta terça-feira (22), aos 81 anos, no Rio de Janeiro. O cantor e compositor foi internado no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca.
Ele foi levado às pressas, em estado grave, para o hospital no início da tarde desta segunda devido a um quadro de síndrome edemigênica , doença que se espalha pelo corpo devido a outros problemas de saúde .
De acordo com o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, esta síndrome é caracterizada pelo edema generalizado, ou seja, um inchaço causado por um excesso de líquido preso nos tecidos do corpo.
A doença pode ser provocada pelo mau funcionamento dos rins, fígado ou coração. Outra causa da enfermidade é o desequilíbrio nas forças bioquímicas que são responsáveis pelos líquidos dos vasos sanguíneos, segundo o cirurgião.
“Entre os principais riscos de complicação, é que um edema não tratado pode fazer com que o liquido acumulado se desprenda dos tecidos, e possa causar a morte”, explica Focássio, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
“Por isso é tão essencial o tratamento, que pode ser feito pelo uso de remédios para remover o excesso de líquido, mas vle lembrar ainda que a síndrome edemigênica pode ser causada ainda por uma doença subjacente”, completa o médico.
Internação anterior
O artista já tinha ficado internado entre os dias 17 de outubro e 2 de novembro, no mesmo hospital onde foi intubado no dia em que veio a óbito.
“Ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes”, escreveu o cantor no dia 2 de novembro.
Na época, Erasmo Carlos cancelou uma turnê nos Estados Unidos. “Informamos que, por motivos de força maior, os shows que Erasmo Carlos realizaria em Orlando (4 de nov) e Miami (10 de nov) foram adiados. Posteriormente informaremos as novas datas”, informou uma nota publicada no Instagram do cantor.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem