Terça-Feira, 8 de Abril de 2025

Saúde

OMS cobra dos EUA informações sobre origem da Covid-19

Publicados

em

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquin Molina, durante audiência na Câmara dos Deputados em Brasília, em março de 2018
José Cruz/Agência Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquin Molina, durante audiência na Câmara dos Deputados em Brasília, em março de 2018

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na última sexta-feira (3) que exigiu dos Estados Unidos, e de outros países, que compartilhem informações sobre a origem da Covid-19.

Autoridades norte-americanas alegaram que um  vazamento em laboratório na China teria originado a pandemia do coronavírus.

“Se um país dispõe de informações sobre as origens da pandemia, é essencial que essas informações sejam compartilhadas com a OMS e com a comunidade científica internacional”, ressaltou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma entrevista coletiva.


O diretor afirmou ainda que a politização envolvendo a pesquisa sobre a origem da doença dificulta a investigação científica, o que permite que o mundo fique menos seguro.

Para Tedros, a questão não é “apontar culpados”, mas “avançar nossa compreensão sobre como a pandemia começou para poder prevenir futuras epidemias e pandemias, para nos prepararmos e responder.”

Leia Também:  Covid-19: hospitalizações mantêm tendência de alta

Em 2021, os EUA divulgaram um relatório sobre o SARS-CoV-2, em que apontava que o vírus começou a circular pela primeira vez em Wuhan, na China, em novembro de 2019.

Ainda em 2021, o FBI concluiu que a pandemia provavelmente foi resultado de um vazamento de laboratório na China, porém a CIA, e outras agências, não definiram suas conclusões.

No último domingo (26), o “The Wall Street Journal” publicou um relatório do Departamento de Energia dos EUA que indica um vazamento em um laboratório chinês como a possível origem do vírus da Covid-19.

A China considerou a informação de “baixa confiança”. Outras quatro agências e um painel nacional de inteligência norte-americanos também não creditaram o relatório.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  7 benefícios dos alimentos funcionais e como incluí-los na dieta

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Saúde recebe 754 mil doses da CoronaVac para reforçar imunização

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA