Terça-Feira, 8 de Abril de 2025

Saúde

Reino Unido: quase 400 crianças contraíram HIV em transfusões

Publicados

em

Bolsa de sangue
Reprodução: pixabay

Bolsa de sangue

Investigação realizada pelo governo britânico aponta que cerca de 380 crianças foram infectadas com HIV após receberem sangue contaminado durante  transfusões no NHS, serviço de saúde público do Reino Unido , nos anos 1970 e 1980. 

Estimativas anteriores mostravam que 175 crianças haviam se contaminado à época, mas relatório após investigação indica que o número é maior.

De acordo com o jornal  BBC , a maioria das crianças que receberam o sangue contaminado sofria com doenças sanguíneas, como hemofilia, distúrbio que afeta a coagulação do sangue .

No mês passado, o governo britânico pagou a primeira parcela de uma indenização de 100 mil libras aos sobreviventes após o processo. O comitê que investiga o caso foi iniciado há cinco anos e deve publicar o relatório final sobre os episódios no meio do ano que vem.

Entre os anos de 1970 e 1991, 1.250 pessoas, entre crianças e adultos, foram infectadas com o vírus da Aids no Reino Unido após passarem pelo tratamento Fator VIII, que, à época, sera uma nova forma de substituir a proteína de coagulação que faltava no sangue das pessoas com essa doença. De acordo com os dados, um em cada três infectados era menor de idade.

O mesmo processo também fez com que outras centenas de pessoas contraíssem doenças, como a hepatite C, que pode causar insuficiência hepática e câncer , tanto pelo tratamento quanto pela transfusão de sangue.

Segundo a BBC , cerca de metade dos indivíduos infectados pelo HIV morreu antes que os medicamentos antirretrovirais ficassem disponíveis ao público.

HIV e tratamento

Uma equipe de pesquisadores do Hospital Universitário de Aarhus encontrou uma lacuna que pode ser muito importante na solução do vírus do HIV .

Embora não tenha sido possível encontrar uma cura ou uma vacina, o tratamento padrão de hoje é muito eficaz para manter a doença sob controle. Hoje, as pessoas com HIV recebem a chamada terapia antirretroviral, que suprime a quantidade de vírus no sangue e restaura parcialmente o sistema imunológico.

Leia Também:  Anvisa aprova 3ª dose de vacina da Pfizer para crianças e adolescentes

No entanto, se o tratamento padrão for descontinuado, a quantidade de vírus no sangue aumenta em semanas para o mesmo nível de antes do início do tratamento padrão. Isso ocorre porque o HIV se esconde no genoma de algumas das células imunes do corpo.

No novo estudo, os pesquisadores estudaram os efeitos de dois tipos de medicamentos experimentais em pessoas recentemente diagnosticadas com HIV.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Por que temos que tirar um dente perdido

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA