Saúde
Saiba como os alimentos termogênicos favorecem o emagrecimento


Os alimentos termogênicos são grandes aliados de quem busca perder peso de maneira saudável, pois aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura interna corporal. Assim, queimam calorias e ajudam a emagrecer.
Segundo Roseli Rossi, nutricionista especialista em nutrição funcional, qualquer alimento é capaz de ativar o gasto calórico no processo de digestão. Porém, não tanto quanto os alimentos que têm ação termogênica, pois estes aumentam a temperatura do corpo, que precisará “trabalhar” para voltar à temperatura normal.
Como consumir os alimentos termogênicos
Cafeína, guaraná em pó e chá-verde são exemplos de termogênicos (e os mais eficientes) que conseguem aumentar o metabolismo em um percentual entre 10 e 15%. “Mas para que façam efeito no organismo é importante combiná-los com uma alimentação balanceada e exercícios. Caso contrário, os termogênicos não farão nenhuma diferença”, explica Roseli Rossi.
“É bom consumi-los pela manhã ou até às 16h00, pois esses alimentos atuam no sistema nervoso central e colocam a pessoa no estado de alerta”, esclarece a profissional. Justamente por isso, Roseli Rossi lembra que hipertensos e pessoas que têm problemas para dormir devem evitar consumir alimentos termogênicos.
Como utilizá-los corretamente
Se você pretende começar a consumir alimentos termogênicos para aumentar o metabolismo, procure um nutricionista. “Somente um profissional saberá acrescentar esses alimentos em uma dieta balanceada”, argumenta Roseli Rossi. Além disso, deve-se usar diariamente uma quantidade considerada segura pelos nutricionistas.
Inclusive, para conseguir o efeito dos termogênicos, a quantidade nem precisa ser grande. “O gengibre, por exemplo, pode ser usado na salada, no chá ou no tempero de aves e peixes, e a pimenta pode ser acrescentada na alimentação ”, explica a nutricionista.
Importância dos exercícios físicos e alimentação saudável
Marta Rochelle, nutricionista especializada em nutrição esportiva, explica que alimentos naturalmente termogênicos são uma opção para quem deseja aumentar o metabolismo e queimar calorias, porém, a ação deles é pequena. “Quem deseja emagrecer mesmo precisa fazer exercícios e ter uma alimentação saudável. Não existe mágica”, aconselha.
Cuidado com o uso de suplementos termogênicos
A nutricionista Marta Rochelle também alerta sobre o uso de suplementos termogênicos disponíveis no mercado fitness . “O nível de cafeína nesses suplementos é tão grande que aumenta muito os batimentos cardíacos, podendo causar taquicardia, ansiedade, aumento da pressão arterial e até ataques de pânico. Fuja desses suplementos!”, avisa. Por isso, o consumo de suplementos alimentares deve sempre ser recomendado por nutricionistas.
Fonte: IG SAÚDE


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF