Terça-Feira, 8 de Abril de 2025

Saúde

Síndrome de Guyon: entenda por que ocorre a dormência nas mãos de ciclistas

Publicados

em

Síndrome de Guyon: entenda por que ocorre a dormência nas mãos de ciclistas
Redação EdiCase

Síndrome de Guyon: entenda por que ocorre a dormência nas mãos de ciclistas

A Síndrome de Guyon consiste em um quadro de dormência nas mãos que costuma aparecer em ciclistas por conta do longo tempo que passam com as mãos apoiadas no guidão, colocando parte da pressão e peso do próprio corpo ali – o que causa um efeito de hiperpressão sobre a região chamada de hipotenar, onde está localizado o nervo ulnar.

Então, o nervo ulnar acaba sendo comprimido para dentro do canal de Guyon, provocando a lesão e os sintomas. A paralisia do ciclista, porém, pode ainda ser causada por outros fatores externos, como traumas, tumores, entre outros.

Tratamentos para a síndrome

A dormência nas mãos precisa de tratamento sempre que atinge a fase crônica , ou seja, quando os sintomas persistem mesmo com repouso ou aparecem com certa frequência. O tratamento costuma ser feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e pode ser necessário o uso de tala além de sessões de fisioterapia para recuperação dos movimentos das mãos e retorno às atividades esportivas. Além disso, é imprescindível que o paciente passe a ter alguns cuidados a fim de evitar que a paralisia retome.

Leia Também:  Anvisa avalia nova recomendação da OMS sobre uso de adoçantes

Formas de prevenir a condição

Existem algumas maneiras de prevenir a hiperpressão na região hipotenar e evitar os sintomas da dormência nas mãos na hora de pedalar. Vale, por exemplo, tentar alternar a posição das mãos no guidão e utilizar luvas com proteção acolchoada, além de procurar sempre utilizar bicicletas do tamanho certo e com os ajustes apropriados para a altura, habilidade e estrutura do ciclista. É importante lembrar ainda da necessidade de alongar as mãos e braços, esticando os punhos, dedos e agitando as mãos, tanto antes quanto depois do exercício.

Texto originalmente publicado na Revista Bicicleta (Edição 127)

Por Gisele Gasparotto

Ciclista, fundadora e responsável pela metodologia e treinos da LuluFive (principal marca, do Brasil, que atua com o ciclismo feminino).

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Não é só alimentação: veja 4 motivos que fazem a glicose aumentar

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA