Saúde
Vacinação contra gripe começa hoje no Brasil; veja grupos prioritários


Nesta segunda-feira (10) começa em todo o Brasil a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza , o vírus da gripe . O objetivo da ação, conforme o Ministério da Saúde , é imunizar ao menos 90% dos 81,8 milhões de brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários.
A proteção anual contra a influenza é necessária para evitar hospitalizações e óbitos pela gripe em meio ao avanço da disseminação do vírus, que ocorre com a chegada do inverno no país, em junho.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, entre 5% e 10% da população mundial são infectadas pelo vírus — e até 650 mil pessoas morrem em decorrência da contaminação.
No ano passado, o Brasil registrou um total de 10,5 mil internações e 1.430 óbitos associados à doença.
Até o dia 31 de meio, a campanha é destinada ao grupo prioritário, ou seja, que tem maior risco de desenvolver um quadro grave da doença. Essas pessoas podem buscar o posto de saúde mais próximo para receber a vacina.
O imunizante é chamado de trivalente e é produzido pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Ele protege contra as três principais cepas do vírus: Influenza A/H3N2, Influenza A/H1N1 e Influenza B/Victoria.
Já as pessoas que forem recorrer à vacina oferecida pela rede privada, ainda terão proteção contra a variante B/Yamagata, além das anteriores.
O imunizante é administrado em dose única e pode ser aplicado na mesma ocasião de outras vacinas, como a da Covid-19 , sem problemas. Crianças a partir de seis meses, no entanto, que vão receber a proteção pela primeira vez, devem receber a vacina em esquema de duas doses, com a segunda no intervalo de 30 dias após a primeira, conforme recomendação do Ministério da Saúde .
Um dos objetivos e desafios da campanha deste ano é atingir a meta de 90% do público-alvo imunizado — o equivalente a 79,5 milhões de brasileiros —, o que não foi alcançado nos últimos dois anos. Em 2021 e 2022, a cobertura vacinal foi, respectivamente, de 72,8% e 68,1%.
Confira, abaixo, a lista das pessoas inclusas nos grupos prioritários para receber a vacina da gripe:
- Idosos com 60 anos e mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Crianças (6 meses a 5 anos);
- Gestantes;
- Puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Forças de segurança e salvamento;
- Forças armadas;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade;
- Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: Saúde


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros