Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

CARTEIRA DE MOTORISTA DIGITAL

Desde de fevereiro, os condutores paranaenses podem acessar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) pelo celular… Além de representar maior comodidade e segurança ao motorista a carteira de motorista digital tem a mesma validade e valor jurídico do modelo impresso. A carteira eletrônica pode ser acessada offline, sem necessidade de conexão com […]

Publicados

em

Desde de fevereiro, os condutores paranaenses podem acessar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) pelo celular…

Além de representar maior comodidade e segurança ao motorista a carteira de motorista digital tem a mesma validade e valor jurídico do modelo impresso. A carteira eletrônica pode ser acessada offline, sem necessidade de conexão com a internet. Mas é preciso ficar atento em uma fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o motorista não está de porte da CNH.

PASSO A PASSO PARA SOLICITAR A CNH-e:

  1. Verifique se sua CNH de papel foi emitida a partir de maio de 2017 e se possui QR Code, ele se localiza na parte interna do documento.
  2. Baixe o aplicativo da CNH Digital nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android). Faça o cadastro no Portal de Serviços do documento.
  3. Faça o cadastro no Portal de Serviços do DENATRAN. Portal de Serviços. do DENATRAN
  4. Vá ao DETRAN de emissão da sua CNH de papel para garantir presencialmente seus dados cadastrais. Isso é necessário para que eles tenham certeza de que o usuário é mesmo você. Afinal, a CNH é um documento que tem fé pública. Se, por algum motivo, já possuir certificado digital, não é necessário ir ao DETRAN.
  5. Agora, com o acesso ao Portal de Serviços do Denatran e com os dados confirmados pelo DETRAN, é possível solicitar um código de ativação para a CNH Digital, que será envidado por e-mail.
  6. Agora entre no aplicativo, use a senha de acesso do portal, e digite o código de ativação.
  7. Um último passo: o aplicativo vai pedir para você criar uma senha mais simples, de quatro números, tipo a de banco, que o usuário digita toda vez que for acessar a carteira. Isso foi criado para facilitar o acesso, já que a senha do portal é mais comprida e complicada, com letras e números.
Leia Também:  O que está por trás da briga entre EUA e TikTok que fez CEO depor?

O acesso à versão eletrônica é gratuito, bem como a adesão ao sistema do Denatran e o download do aplicativo CNH Digital, na App Store e Google Play.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

Publicados

em

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Leia Também:  Falha em Wi-Fi permite que drone veja 'através' das paredes

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA