TECNOLOGIA
ChatGPT: OpenAI lança versão mais criativa e capaz de ‘enxergar’


A OpenAI, empresa estadunidense que desenvolveu o ChatGPT , anunciou nesta terça-feira (14) o GPT-4, versão mais avançada de sua inteligência artificial. Por enquanto, o ChatGPT segue equipado com o GPT-3, mas a quarta versão já é utilizada em outras aplicações.
De acordo com a OpenAI, o GPT-4 tem mais criatividade e mais raciocínio lógico do que o ChatGPT, já que tem um conhecimento mais amplo e teve sua capacidade de resolver problemas ampliada.
Em comparação com a versão anterior, a nova inteligência artificial traz três novidades principais:
- Criatividade: o sistema de inteligência artificial está mais criativo, podendo produzir textos e músicas originais. Além disso, ele consegue aprender e reproduzir o estilo de escrita de um usuário.
- Entrada visual: ao contrário do ChatGPT, o GPT-4 consegue analisar e entender também imagens, e não somente texto. É possível colocar uma imagem como entrada e pedir para a inteligência artificial fazer comentários sobre ela. Em dois exemplos mostrados pela OpenAI, o sistema se saiu muito bem. Em um deles, o usuário inseriu uma imagem de farinha, ovos e leite e perguntou quais receitas poderia fazer com esses ingredientes, tendo uma lista de opções como resposta. Em outro exemplo, o usuário mostrou uma foto com vários balões cheios de gás hélio presos por cordões, e perguntou o que aconteceria se os cordões fossem cortados; o GPT-4 respondeu que os balões voariam.
- Textos maiores: o GPT-4 é capaz de receber e gerar textos com até 25 mil palavras – o limite do ChatGPT é de três mil.
Além dessas três novidades, a Open AI garante que sua equipe trabalhou para corrigir problemas presentes no ChatGPT, como desinformação e discurso de ódio. Segundo a OpenAI, “o GPT-4 tem 82% menos probabilidade de responder a solicitações de conteúdo proibido e 40% mais chances de produzir respostas factuais do que o GPT-3.5”.
“Nossa abordagem de aprendizado profundo aproveita mais dados e mais computação para criar modelos de linguagem cada vez mais sofisticados e capazes”, afirma a empresa.
Atualmente, uma série de empresas já usa a nova tecnologia da OpenAI. A mais famosa delas é o Duolingo, aplicativo de ensino de idiomas. Nesta terça-feira, a empresa lançou o Duolingo Max, nova assinatura da plataforma que dá acesso ao uso da inteligência artificial, permitindo a prática de conversação e explicações detalhadas para cada resposta.
“A IA acelera nossa missão de disponibilizar uma educação de alta qualidade para todo mundo. As coisas que podemos fazer agora com o poder da tecnologia da OpenAI vão moldar o futuro da educação”, afirmou Luis von Ahn, CEO e cofundador do Duolingo. “Muitas pessoas não têm acesso a um professor particular, mas acredito que em algum momento a IA nos permitirá recriar a experiência de ter instrutores humanos e multiplicá-la em escala global. Estou bem empolgado para compartilhar esses novos recursos incríveis com milhões de alunos do Duolingo”.
Fonte: IG TECNOLOGIA


Coluna Minas Gerais
Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra

O Ministério do Turismo, em colaboração com a Unesco e o ICMBio, lançou um edital que visa impulsionar o turismo sustentável na Serra da Canastra, uma das regiões mais emblemáticas do estado de Minas Gerais. O objetivo é promover atividades de educação ambiental, conservação do meio ambiente e práticas turísticas que respeitem o equilíbrio ecológico, oferecendo ao visitante uma experiência de imersão na natureza.
Com foco no desenvolvimento de iniciativas que unam turismo ecológico e recreação ao ar livre, o edital estimula a promoção de destinos pouco explorados, buscando ampliar a oferta de atrativos turísticos na região. As propostas devem ser enviadas até 16 de janeiro de 2024, e todas as orientações necessárias estão disponíveis no site da Unesco.
Além de proporcionar o fortalecimento da economia local, a iniciativa tem como premissa a valorização da diversidade cultural e natural do Brasil. Uma das grandes apostas do edital é capacitar as comunidades locais, oferecendo oportunidades para o aprendizado e a implementação de práticas sustentáveis. Para tanto, o projeto também visa incentivar a inovação tecnológica como ferramenta para promover o turismo responsável.
De acordo com a nota publicada, o edital busca fortalecer a sustentabilidade e apoiar a preservação da Serra da Canastra, considerada um patrimônio natural de grande importância. A região, famosa por suas paisagens deslumbrantes, sua rica biodiversidade e a produção de queijo artesanal, tem tudo para se consolidar ainda mais como um destino turístico de destaque no Brasil.
O Ministério do Turismo destaca a importância de integrar as práticas sustentáveis com o turismo, de modo a criar um modelo que respeite o meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribua para o crescimento econômico das regiões envolvidas. Em tempos de crescente conscientização sobre a preservação ambiental, iniciativas como essa são fundamentais para promover um turismo que respeite e valorize o que há de mais precioso no país.
Os interessados em participar do edital têm até o dia 16 de janeiro para submeter suas propostas. Para mais informações e detalhes sobre como enviar as inscrições, acesse o site da Unesco.
Fonte: Últimas Notícias – Formiga
Leia Mais aqui no Gmais —Acesse nossas redes sociais e se inscreve no nosso canal do Youtube https://www.instagram.com/gmaisbrazil/
Divinópolis celebra abertura do Ano Jubilar
Divinópolis se prepara para celebrar a abertura do Ano Jubilar neste domingo, 29 de dezembro, com uma grande caminhada e missa especial. A programação começará às 16h com uma caminhada do Santuário do Senhor Bom Jesus até o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, onde será celebrada uma missa presidida por Dom Geovane Luís. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu marca os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo e visa promover uma renovação espiritual e compromisso com a transformação pessoal e social. Igrejas jubilares na Diocese de Divinópolis também foram designadas, permitindo aos fiéis a indulgência jubilar ao visitá-las. (Portal Gerais – Divinópolis)
Projeto de Natal solidário da PM
O projeto “Meu Natal Solidário”, da Polícia Militar de Minas Gerais, foi realizado com sucesso na 8ª Região da Polícia Militar, arrecadando e distribuindo quase 26 mil brinquedos, mais de 6.000 cestas básicas e fraldas geriátricas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio da sociedade, as Unidades Operacionais levaram alegria e solidariedade a centenas de crianças de várias cidades. Além da entrega de presentes e alimentos, o projeto incluiu ações de conscientização para incentivar boas escolhas entre as crianças. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem