TECNOLOGIA
Conhecimento raso e a falta de referência: o novo mal-estar da sociedade
Na era da tecnologia, como você embasa o seu conhecimento? Saiba que a informação sem validação pode ser uma armadilha Vivemos em um mundo repleto de meios para conseguirmos informações rápidas, independente do tema a ser investigado. Temos ao nosso alcance uma ferramenta poderosa chamada internet, que facilita tarefas e nos aproxima de conhecimentos que […]
Na era da tecnologia, como você embasa o seu conhecimento? Saiba que a informação sem validação pode ser uma armadilha
Vivemos em um mundo repleto de meios para conseguirmos informações rápidas, independente do tema a ser investigado.
Temos ao nosso alcance uma ferramenta poderosa chamada internet, que facilita tarefas e nos aproxima de conhecimentos que em outros tempos poderíamos levar horas ou até mesmo dias para conseguir.
Com o advento tecnológico podemos enriquecer práticas pessoais e coletivas, como também alimentar a grande rede com nosso conhecimento e “knowhow”, sendo este fenômeno considerado de fato algo verdadeiramente positivo.
Assim como acontece em diversas temáticas, se um contexto for observado de forma mais acurada, podemos visualizar suas diversas faces.
Se pensarmos desta forma, a internet também pode ser utilizada de várias maneiras como, por exemplo, ao invés de fornecer informação, deturpar a realidade e inculcar dogmas com bases frágeis, fundamentados em dados falsos, ou seja, em “pseudo referências”.
A cada dia podemos perceber um crescente movimento de conhecimentos embasados em sites de busca, algo preocupante, pois sem ao menos verificar se a informação é de fato verídica, as pessoas levam adiante o conteúdo, considerando estas informações como a mais cristalina das verdades.
Disseminando assim, um conhecimento raso e com falta de referências sólidas, o que acaba por desenvolver um encurtamento intelectual, tolhendo a crítica do próprio pensamento e da informação apresentada.
Promove-se também, por vezes, uma alienação pessoal, impactando diretamente em vários outros contextos. Parafraseando Freud, dizemos que se tem então, o “Novo mal estar da sociedade”.
A era do conhecimento tem sido inegavelmente uma grande ferramenta para a transformação social, pois chegamos a um patamar nunca antes imaginado, no entanto, a informação sem pesquisa e validação torna-se uma armadilha se utilizada como única fonte de referência, transformando o conhecimento em algo torpe e sem fundamento.
É preciso que entendamos que a internet está a nossa disposição para ser utilizada como um meio e não como dogma, acreditar em tudo que se vê na rede é como colocar um véu sobre os olhos, não permitindo a si próprio a obtenção do verdadeiro conhecimento, aquele construído através do questionamento da verdade e da crítica da informação.
Há que se voltar o pensamento para a busca de fundamentos concretos e legítimos para somente então, fortalecer nossos argumentos e contribuir para a disseminação de informações verdadeiramente embasadas, crescendo intelectualmente e atingindo assim, o verdadeiro propósito do conhecimento: A expansão da compreensão do mundo e de si mesmo.
Coluna Minas Gerais
Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra
O Ministério do Turismo, em colaboração com a Unesco e o ICMBio, lançou um edital que visa impulsionar o turismo sustentável na Serra da Canastra, uma das regiões mais emblemáticas do estado de Minas Gerais. O objetivo é promover atividades de educação ambiental, conservação do meio ambiente e práticas turísticas que respeitem o equilíbrio ecológico, oferecendo ao visitante uma experiência de imersão na natureza.
Com foco no desenvolvimento de iniciativas que unam turismo ecológico e recreação ao ar livre, o edital estimula a promoção de destinos pouco explorados, buscando ampliar a oferta de atrativos turísticos na região. As propostas devem ser enviadas até 16 de janeiro de 2024, e todas as orientações necessárias estão disponíveis no site da Unesco.
Além de proporcionar o fortalecimento da economia local, a iniciativa tem como premissa a valorização da diversidade cultural e natural do Brasil. Uma das grandes apostas do edital é capacitar as comunidades locais, oferecendo oportunidades para o aprendizado e a implementação de práticas sustentáveis. Para tanto, o projeto também visa incentivar a inovação tecnológica como ferramenta para promover o turismo responsável.
De acordo com a nota publicada, o edital busca fortalecer a sustentabilidade e apoiar a preservação da Serra da Canastra, considerada um patrimônio natural de grande importância. A região, famosa por suas paisagens deslumbrantes, sua rica biodiversidade e a produção de queijo artesanal, tem tudo para se consolidar ainda mais como um destino turístico de destaque no Brasil.
O Ministério do Turismo destaca a importância de integrar as práticas sustentáveis com o turismo, de modo a criar um modelo que respeite o meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribua para o crescimento econômico das regiões envolvidas. Em tempos de crescente conscientização sobre a preservação ambiental, iniciativas como essa são fundamentais para promover um turismo que respeite e valorize o que há de mais precioso no país.
Os interessados em participar do edital têm até o dia 16 de janeiro para submeter suas propostas. Para mais informações e detalhes sobre como enviar as inscrições, acesse o site da Unesco.
Fonte: Últimas Notícias – Formiga
Leia Mais aqui no Gmais —Acesse nossas redes sociais e se inscreve no nosso canal do Youtube https://www.instagram.com/gmaisbrazil/
Divinópolis celebra abertura do Ano Jubilar
Divinópolis se prepara para celebrar a abertura do Ano Jubilar neste domingo, 29 de dezembro, com uma grande caminhada e missa especial. A programação começará às 16h com uma caminhada do Santuário do Senhor Bom Jesus até o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, onde será celebrada uma missa presidida por Dom Geovane Luís. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu marca os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo e visa promover uma renovação espiritual e compromisso com a transformação pessoal e social. Igrejas jubilares na Diocese de Divinópolis também foram designadas, permitindo aos fiéis a indulgência jubilar ao visitá-las. (Portal Gerais – Divinópolis)
Projeto de Natal solidário da PM
O projeto “Meu Natal Solidário”, da Polícia Militar de Minas Gerais, foi realizado com sucesso na 8ª Região da Polícia Militar, arrecadando e distribuindo quase 26 mil brinquedos, mais de 6.000 cestas básicas e fraldas geriátricas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio da sociedade, as Unidades Operacionais levaram alegria e solidariedade a centenas de crianças de várias cidades. Além da entrega de presentes e alimentos, o projeto incluiu ações de conscientização para incentivar boas escolhas entre as crianças. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Banco do Nordeste investe em energia solar
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Alerta de leptospirose em Ipatinga
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Presidente da AMM defende beneficiamento do lítio e retenção de impostos na região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Procon notifica 30 postos em JF
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Trem de passageiros inicia operações
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Judiciário brasileiro amplia cooperação com a Corte Interamericana de Direitos Humanos
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Epamig lança vinho rosé
-
Coluna Minas Gerais3 horas atrás
Procon notifica app por descriminação
Você precisa estar logado para postar um comentário Login