TECNOLOGIA
É golpe mensagem no WhatsApp que oferece Pix natalino do Nubank
Circula no WhatsApp uma mensagem falsa que promete um Pix de R$ 50 em uma suposta promoção de Natal do Nubank. De acordo com o próprio banco, a promoção é falsa.
“O Nubank informa que não está realizando a campanha de Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que trata-se de um golpe”, afirma a empresa.
A mensagem que está sendo espalhada no WhatsApp cita uma promoção falsa chamada “Nubank Natal Feliz” e ativa o senso de urgência dos internautas ao pedir rapidez, alegando que há poucos cupons de Pix disponíveis. A ideia é fazer com que a pessoa clique no link enviado sem pensar muito.
Se a vítima clica no link, ela é direcionada a uma página falsa que tem o objetivo de roubar informações pessoais. Trata-se, portanto, de uma campanha de phishing , na qual os hackers usam um motivo falso para fazerem os usuários clicarem em um link.
Como não cair em golpes no WhatsApp
A fraude envolvendo o Nubank não é um caso isolado. Pelo contrário, esse tipo de golpe é bastante comum no WhatsApp, e a tática tende a se popularizar em datas comemorativas, como o Natal. Confira algumas dicas para se proteger:
- Sempre desconfie de mensagens (por email, WhatsApp, redes sociais ou SMS) muito alarmantes, com caráter de urgência, ou com promoções boas demais para serem verdade;
- No WhatsApp, desconfie de mensagens deste tipo mesmo se elas vierem de contatos conhecidos, como amigos e familiares, já que geralmente os golpes circulam porque as próprias pessoas acreditam neles e os passam adiante;
- Não baixe arquivos ou clique em links sem ter certeza de que eles são confiáveis;
- Antes de clicar em um link, confira a URL. Geralmente, para criar sites falsos, os golpistas trocam apenas algumas letras de sites oficiais;
- Não passe seus dados pessoais, sobretudo bancários, sem ter certeza de que um site é confiável;
- Na dúvida, não compartilhe uma mensagem que pode ser phishing.
Se você já caiu no golpe envolvendo o Pix natalino Nubank, o banco orienta os clientes a entrarem em contato com o suporte pelos canais oficiais de atendimento.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia