TECNOLOGIA
EUA tinham acesso a mensagens diretas de usuários no Twitter, diz Musk
Elon Musk afirmou que, quando ele assumiu o comando do Twitter em outubro do ano passado, o governo dos Estados Unidos tinha “acesso total” a todo o conteúdo da rede social, inclusive mensagens diretas trocadas por usuários.
Em entrevista à Fox News , Musk disse que o acesso era feito por agências governamentais. “O grau em que as agências governamentais efetivamente tinham acesso total a tudo o que estava acontecendo no Twitter me surpreendeu”, declarou.
Apesar de ter feito a acusação, o bilionário não revelou como esse acesso era feito, nem se era autorizado pelo próprio Twitter. Além disso, Musk não comentou se o governo continua a ter acesso às mensagens diretas atualmente.
Em março, o Twitter anunciou que adicionaria criptografia de ponta a ponta nas mensagens diretas, uma funcionalidade que vem sendo testada há anos pela plataforma.
Fonte: Tecnologia
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia