Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Fakes do Instagram marcam usuários em stories duvidosos

Publicados

em

Instagram tem contas falsas marcando usuários
Unsplash/Kate Torline

Instagram tem contas falsas marcando usuários

Se o seu perfil do Instagram é aberto, é possível que nos últimos dias você tenha recebido curtidas de desconhecidos em seus stories. E, provavelmente, tenha sido marcado em “promoções” feitas por contas igualmente questionáveis. Se esse for o caso, saiba que você não está sozinho. Relatos nas redes sociais mostram que o problema tem atingido (e atrapalhado) muitos usuários da plataforma.

Ter os seus stories visualizados por contas fakes não é necessariamente uma novidade no Instagram. Recentemente, no entanto, relatos mostram que uma onda de contas fakes estão “viciadas” em curtir stories da rede social. No Twitter, diversos usuários relataram a situação, usando palavras como “insuportável” para defini-la e, em alguns casos, contando que privaram o perfil para acabar com a avalanche de notificações.

O modus operandi é quase sempre o mesmo: perfis recentemente criados na plataforma, com users compridos e cheios de números e com fotos de perfil de mulheres, que curtem e às vezes comentam incessantemente nos stories.

Leia Também:  Brasil é o 5º país com maior número de usuários de smartphones

Marcações de fakes invadem a rede

No entanto, não são apenas as curtidas de contas fakes que têm se propagado pela plataforma. Marcações em stories de perfis de desconhecidos também se tornaram comuns no serviço, quase sempre associados a propagandas duvidosas.

As postagens costumam ser de imagens grandes e chamativas, que pedem que o usuário baixe um aplicativo ou realize uma determinada ação para ganhar um bônus ou participar de alguma promoção.

Bloquear, denunciar e limitar

Caso você esteja passando por essa situação, existem algumas medidas que podem ser tomadas. A primeira e mais intuitiva é a de bloquear e denunciar a conta em questão, o que pode ser feito indo até o perfil da pessoa, clicando no ícone de três pontos e escolhendo a opção bloquear.

Após essa ação, você pode definir se deseja apenas bloquear ou bloquear e denunciar a conta. E, caso escolha a segunda opção, definir o motivo pelo qual está fazendo a denúncia.

Leia Também:  Meta anuncia que Trump poderá voltar ao Facebook e Instagram

Se mesmo feito isso as curtidas e marcações de desconhecidos ainda persistem (algo que também vêm sendo relatado por usuários do Twitter), talvez valha a pena você configurar suas opções de privacidade. Dessa maneira, você consegue limitar quem comenta nas suas fotos, quem pode te mencionar e se você deseja ou não ser marcado em publicações de outras pessoas.

As alterações podem ser feitas em poucos passos no próprio app do Instagram e talvez te poupem de mais dor de cabeça na hora de usar a sua conta da rede social.

Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

Publicados

em

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Leia Também:  Galaxy S23 Ultra é celular premium da Samsung mais querido da história

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA