TECNOLOGIA
Foto da Lua feita por celular da Samsung é falsa? Entenda a polêmica


As fotos da Lua feitas por celulares da Samsung voltaram a causar polêmica nos últimos dias. De acordo com testes feitos por um usuário do Reddit , as imagens geradas pelos smartphones da fabricante seriam, de certa forma, falsas.
A polêmica diz respeito ao modo Space Zoom, lançado na linha Galaxy S20 e presente nas sucessoras S21, S22 e S23. O recurso faz com que os smartphones consigam tirar fotos de objetos distantes, como a Lua, com bastante riqueza de detalhes.
Há alguns anos, porém, a empresa é acusada de adicionar detalhes às fotos da Lua, ou seja, usar de inteligência artificial (IA) para adicionar elementos às imagens produzidas com os smartphones da marca, gerando fotos perfeitas, mas irreais.
Para testar se isso realmente acontece, um usuário do Reddit manipulou uma imagem da Lua, tornando-a completamente embaçada, para ver se o celular da Samsung adicionaria detalhes a ela.
O usuário baixou uma foto da Lua da internet, reduziu sua resolução e aplicou efeitos de desfoque, fazendo com que os detalhes desaparecessem. Depois, ele colocou essa imagem em tela cheia no seu computador, apagou todas as luzes, foi até o outro lado da sala e, com seu celular da Samsung, utilizou o Space Zoom para fazer uma foto da foto da Lua, simulando que estava fotografando o céu.
O resultado foi uma imagem com bastante riqueza de detalhes, mesmo que eles fossem inexistentes na Lua em questão. Confira:
Na interpretação do usuário, o recurso da Samsung vai além de um excelente processamento de imagem, já que chegou a adicionar detalhes inexistentes. Para ele, a empresa deve treinar a inteligência artificial com fotos perfeitas da Lua, fazendo com que ela adicione detalhes às imagens finais.
“Há uma diferença entre o processamento adicional, quando vários quadros são combinados para recuperar detalhes que seriam perdidos, e isso, em que você tem um modelo de IA específico treinado em um conjunto de imagens da Lua , a fim de reconhecer a Lua e aplicar a textura da Lua nela (mesmo quando não há nenhum detalhe para recuperar, como neste experimento)”, escreveu o usuário. “As fotos da Lua da Samsung são falsas. O celular está adicionando detalhes onde não há nenhum – neste experimento, eles foram intencionalmente removidos”, concluiu.
A reportagem entrou em contato com a Samsung para saber se a inteligência artificial é, de fato, treinada com fotos perfeitas da Lua. A empresa não respondeu a esse questionamento, mas garantiu que “o modo otimizador de cena não aplica nenhuma sobreposição de imagem à foto”.
“A Samsung está comprometida em oferecer as melhores experiências de fotografia em qualquer condição. Quando um usuário faz uma foto da Lua, a tecnologia de otimização de cena baseada em inteligência artificial (IA) reconhece a Lua como o objeto principal e tira várias fotos para a composição de vários quadros. Após isso, a IA aprimora os detalhes da qualidade e das cores da imagem”, afirmou a empresa.
A Samsung ainda lembrou que é possível desativar esse modo, tirando fotos sem aprimoramento de imagem. Nesse caso, porém, os detalhes não serão aprimorados, e as fotos da Lua não ficarão boas.
Fonte: IG TECNOLOGIA


Coluna Minas Gerais
Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra

O Ministério do Turismo, em colaboração com a Unesco e o ICMBio, lançou um edital que visa impulsionar o turismo sustentável na Serra da Canastra, uma das regiões mais emblemáticas do estado de Minas Gerais. O objetivo é promover atividades de educação ambiental, conservação do meio ambiente e práticas turísticas que respeitem o equilíbrio ecológico, oferecendo ao visitante uma experiência de imersão na natureza.
Com foco no desenvolvimento de iniciativas que unam turismo ecológico e recreação ao ar livre, o edital estimula a promoção de destinos pouco explorados, buscando ampliar a oferta de atrativos turísticos na região. As propostas devem ser enviadas até 16 de janeiro de 2024, e todas as orientações necessárias estão disponíveis no site da Unesco.
Além de proporcionar o fortalecimento da economia local, a iniciativa tem como premissa a valorização da diversidade cultural e natural do Brasil. Uma das grandes apostas do edital é capacitar as comunidades locais, oferecendo oportunidades para o aprendizado e a implementação de práticas sustentáveis. Para tanto, o projeto também visa incentivar a inovação tecnológica como ferramenta para promover o turismo responsável.
De acordo com a nota publicada, o edital busca fortalecer a sustentabilidade e apoiar a preservação da Serra da Canastra, considerada um patrimônio natural de grande importância. A região, famosa por suas paisagens deslumbrantes, sua rica biodiversidade e a produção de queijo artesanal, tem tudo para se consolidar ainda mais como um destino turístico de destaque no Brasil.
O Ministério do Turismo destaca a importância de integrar as práticas sustentáveis com o turismo, de modo a criar um modelo que respeite o meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribua para o crescimento econômico das regiões envolvidas. Em tempos de crescente conscientização sobre a preservação ambiental, iniciativas como essa são fundamentais para promover um turismo que respeite e valorize o que há de mais precioso no país.
Os interessados em participar do edital têm até o dia 16 de janeiro para submeter suas propostas. Para mais informações e detalhes sobre como enviar as inscrições, acesse o site da Unesco.
Fonte: Últimas Notícias – Formiga
Leia Mais aqui no Gmais —Acesse nossas redes sociais e se inscreve no nosso canal do Youtube https://www.instagram.com/gmaisbrazil/
Divinópolis celebra abertura do Ano Jubilar
Divinópolis se prepara para celebrar a abertura do Ano Jubilar neste domingo, 29 de dezembro, com uma grande caminhada e missa especial. A programação começará às 16h com uma caminhada do Santuário do Senhor Bom Jesus até o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, onde será celebrada uma missa presidida por Dom Geovane Luís. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu marca os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo e visa promover uma renovação espiritual e compromisso com a transformação pessoal e social. Igrejas jubilares na Diocese de Divinópolis também foram designadas, permitindo aos fiéis a indulgência jubilar ao visitá-las. (Portal Gerais – Divinópolis)
Projeto de Natal solidário da PM
O projeto “Meu Natal Solidário”, da Polícia Militar de Minas Gerais, foi realizado com sucesso na 8ª Região da Polícia Militar, arrecadando e distribuindo quase 26 mil brinquedos, mais de 6.000 cestas básicas e fraldas geriátricas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio da sociedade, as Unidades Operacionais levaram alegria e solidariedade a centenas de crianças de várias cidades. Além da entrega de presentes e alimentos, o projeto incluiu ações de conscientização para incentivar boas escolhas entre as crianças. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem