TECNOLOGIA
Google planeja seis versões do Android 14 antes de lançamento oficial
O Google divulgou nesta semana o seu cronograma de desenvolvimento do Android 14. O plano da empresa é que a próxima versão do sistema operacional tenha dois testes para desenvolvedores e quatro betas abertos. O lançamento da versão final do Android está previsto para depois de julho.
O Android 14 para desenvolvedores (devs) já está disponível para os smartphones Pixels, do próprio Google, compatíveis. A liberação dessa versão é a primeira etapa do cronograma de lançamento do sistema operacional. Com o Android 14 para devs, podemos visualizar alguns recursos em testes — que só serão disponibilizados para o público na primeira versão beta.
Google libera cronograma do Android 14
Nos planos do Google, a próxima versão do Android 14, também para devs, será lançada em março — a última edição de desenvolvedores. O primeiro teste do novo Android para o público geral e outros smartphones será em abril. Esta versão do Android 14 será liberada para participantes do programa beta do Android.
As outras três versões beta do sistema operacional serão lançadas em maio, junho e julho. É esperado que a edição do Android de junho, a Beta 3, seja a primeira versão estável — na qual a plataforma está com as suas APIs finalizadas e poucas alterações devem ser feitas.
A previsão de lançamento oficial do Android 14 é para agosto. Em 2022, o Android 13 foi lançado oficialmente no dia 15 de agosto. Como sempre, o Google liberou a versão final do sistema operacional primeiro para os Pixels — o mesmo acontecerá no Android 14.
Vale reforçar: o cronograma de lançamento divulgado pelo Google não é definitivo — ele mostra os planos na melhor da situação. Problemas no desenvolvimento do sistema operacional podem ocasionar atrasos nos lançamentos das versões de testes e final.
Como indica em seu site, a tabela referente a julho mostra que este mês pode abarcar, além do Beta 4, as versões Beta 5 em diante.
Primeiros recursos divulgados no teste do Android 14
Para surpresa de ninguém, os recursos do Android 14 para devs foram divulgados — é natural que isso aconteça. E a melhor ferramenta revelada é a melhoria de bateria. O próximo Android terá uma atualização no sistema para diminuir o consumo de bateria e ampliar a saúde do equipamento.
Uma maneira que o Google encontrou para realizar essa melhoria foi reduzir o “quanto de bateria” que um app pode usar quando está minimizado.
Ampliando o seu foco em telas grandes, o Google está trabalhando para que o Android tenha uma maior integração com tablets, dobráveis e Chromebooks. Com o Android 14, desenvolvedores terão ainda mais recursos para que a experiência dos apps seja mais linear independente do dispositivo.
O próximo Android terá melhorias para usuários com baixa visão. A ampliação da fonte ganhará um novo limite, saindo de 130% para 200%. O escalonamento não-linear impedirá que textos naturalmente grandes fiquen ainda maiores, o que poderia causar problemas no layout da página.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia