TECNOLOGIA
Instagram anuncia lançamento do Threads, app concorrente do Twitter
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou nesta terça-feira (4) que o lançamento do Threads, aplicativo de texto para concorrer com o Twitter, acontecerá na quinta-feira (6).
“Esperamos construir um lugar aberto e civilizado para conversas. Temos muito mais trabalho a fazer, mas estou muito animado para colocar o aplicativo em suas mãos e ouvir o que vocês pensam”, anunciou Mosseri.
O aplicativo Threads – nome que remete às sequências de publicações no Twitter – já está pré-disponível nas lojas oficiais de aplicativos Google Play Store e App Store.
Através das lojas, é possível conhecer alguns detalhes da plataforma. O principal deles é que a novidade será conectada ao Instagram, ou seja, será possível importar o mesmo nome de usuário e os seguidores.
Em capturas de tela divulgadas nas lojas, dá para ter ideia de como será o feed da rede social, bastante parecido com o do Twitter. Cada publicação terá os botões de curtir, comentar, compartilhar ou enviar como mensagem. Confira:
Concorrência com o Twitter
O Threads será lançado em um momento em que o Twitter vem sendo bastante criticado pelos usuários. Desde que assumiu o comando da empresa, em outubro do ano passado, Elon Musk vem fazendo diversas mudanças na plataforma, sobretudo tornando alguns recursos exclusivos para assinantes.
Neste final de semana, o bilionário causou polêmica ao reduzir o número de publicações que um usuário não pagante pode ver diariamente a 600 – após algumas horas, a taxa aumentou para mil.
Quando rumores do aplicativo Threads começaram a vazar no mês passado, Musk chegou a debochar sobre o tema. “Tenho certeza de que a Terra mal pode esperar para estar exclusivamente sob o controle de Zuck, sem outras opções”, afirmou.
Esse comentário causou uma desavença entre Musk e o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que acabaram marcando de se enfrentarem em um duelo de luta livre – o que não se sabe se, de fato, irá acontecer.
Fonte: Tecnologia
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia