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Instagram e Facebook revelam como IA afeta o feed; saiba controlar

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Meta lança recursos para controlar as redes sociais
Unsplash/Dima Solomin

Meta lança recursos para controlar as redes sociais

A Meta revelou nesta quinta-feira (29) alguns detalhes sobre como a inteligência artificial (IA) dos algoritmos do Facebook e do Instagram influenciam os conteúdos que os usuários têm acesso. Além disso, a empresa também anunciou algumas novas ferramentas para as pessoas terem mais controle sobre o que veem.

Em uma publicação no blog da Meta, o presidente de assuntos globais da empresa, Nick Clegg, disse que a IA é usada, de modo geral, para “tornar mais provável que as postagens que você vê sejam relevantes e interessantes para você”.

Para determinar qual é o gosto de uma pessoa, os algoritmos das redes sociais (são vários para cada uma delas) levam em consideração o que a Meta chama de sinais. Esses sinais podem ser publicações que você curtiu anteriormente, usuários com quem costuma interagir, tipos de conteúdo que costuma compartilhar ou conteúdos que estão viralizando.

“Usamos uma ampla variedade de previsões combinadas para chegar o mais próximo possível do conteúdo certo, incluindo algumas baseadas no comportamento e outras baseadas no feedbacks de usuários recebidos por meio de pesquisas”, explica Nick.

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No final de maio, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, já havia publicado um artigo explicando como os algoritmos da rede social funcionam . Na plataforma, há um sistema de IA diferente para cada aba, como Feed, Reels, Stories e Explorar.

Cada algoritmo leva em consideração sinais diferentes. Enquanto os Reels priorizam sinais como a popularidade de um vídeo, os Stories priorizam sinais como a interação entre os usuários. Isso porque o Instagram entende que a finalidade dos recursos são diferentes – os Stories aproximam amigos e familiares, enquanto os Reels focam em novos conteúdos divertidos para passar o tempo.

Como controlar o que você vê no Facebook e no Instagram

Além de revelar alguns detalhes sobre o funcionamento das redes sociais, a Meta também anunciou nesta quinta-feira algumas novidades para que os usuários tenham mais controle sobre os conteúdos que veem nas plataformas.

Atualmente, já existe um recurso chamado “Por que estou vendo isso?” nos anúncios no Facebook e no Instagram, assim como em algumas publicações do Feed em ambas as redes sociais. Nas próximas semanas, esse recurso também estará disponível nos Reels (Facebook e Instagram) e na aba Explorar (Instagram).

Com essa ferramenta, é possível entender quais sinais foram usados para que um conteúdo fosse mostrado para você. Ao clicar no aviso “Por que estou vendo isso?” em um vídeo do Reels, o usuário pode ser informado que aquele conteúdo é mostrado porque ele assistiu a um vídeo similar recentemente, curtiu uma publicação similar e interagiu com o criador de conteúdo, por exemplo.

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Outro recurso que a Meta vai lançar em breve para o Instagram é a possibilidade de marcar quais Reels te interessam. Atualmente, já é possível sinalizar se você não gostou de um vídeo no Reels (basta clicar nos três pontinhos no vídeo e tocar em “Não tenho interesse”). Essa informação será levada em consideração pelo algoritmo para recomendar novos conteúdos a você no futuro.

Ainda em fase de testes, a novidade na qual o Instagram trabalha é a possibilidade do usuário sinalizar também vídeos pelos quais ele tem interesse, ajudando o algoritmo a acertar as sugestões.

Fonte: Tecnologia

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Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

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OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

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Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

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