TECNOLOGIA
Instagram hackeado? Rede lança ferramenta para recuperação rápida
O Instagram anunciou nesta quinta-feira (15) o lançamento de uma plataforma que permite que usuários recuperem mais rapidamente o acesso a contas hackeadas.
O novo site é o Instagram.com/hacked , através do qual é possível solicitar suporte caso não consiga acessar sua conta – seja porque ela foi invadidada, porque esqueceu a senha ou outros motivos.
“Sabemos que perder o acesso à sua conta do Instagram pode ser estressante, por isso queremos garantir que as pessoas tenham várias opções para recuperar suas contas caso percam o acesso”, anunciou o Instagram.
Uma solução que estava em fase de testes e agora está disponível é a possibilidade de escolher dois amigos para recuperar o acesso à sua conta.
Se seu perfil foi hackeado, através da nova plataforma você pode selecionar dois contatos próximos. Esses contatos serão notificados e poderão fazer uma verificação da sua identidade, permitindo que o Instagram restabeleça sua conta.
Além do lançamento do site, o Instagram também anunciou novidades para garantir a segurança na plataforma, como mostrar os selos de verificação também nas DMs e nos Stories, e não somente nos perfis, para que as pessoas saibam se estão conversando com uma empresa ou celebridade real e não caim em golpes.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia