TECNOLOGIA
Instagram supera WhatsApp como app mais acessado no Brasil
A mais recente edição da pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box relatou que o Instagram conseguiu superar o WhatsApp como aplicativo mais popular no Brasil. Isso quer dizer que a média de tempo na qual o brasileiro passa na plataforma de fotos é maior do que na rede de mensagens. Ambas da Meta.
Conforme as informações da pesquisa, 35% dos usuários de smartphones no país usam mais o Instagram. Isso é um aumento interessante, pois o tira da vice-liderança, quando estava com 27% e o coloca no topo. Para efeito de comparação, o WhatsApp está atualmente com 30%.
Contudo, no ranking de aplicativos que são mais abertos durante o dia, a plataforma de imagens se mantém no segundo lugar, com 19%. Já a ferramenta de bate-papo lidera com 54%.
Essas informações fazem sentido, já que o WhatsApp é focado em mensagens, que podem chegar várias vezes ao dia. O Instagram tem um foco maior no entretenimento e na ideia de “passatempo”.
Um dos fatores que pode indicar esse sucesso é o Reels. Os vídeos curtos, feitos para disputar com o TikTok, se tornaram febre no Brasil. Há milhares de produções dos mais distintos temas sendo postados diariamente, algo que acaba prendendo a atenção do usuário.
Dessa forma, o celular da pessoa acaba ficando conectado à plataforma por mais tempo ao longo do dia.
Público feminino é o mais ativo no Instagram
Ainda segundo a pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, as mulheres e os jovens são os principais usuários do app.
41% das entrevistadas apontam o Instagram como a plataforma que mais passam tempo no dia a dia. Em contraste, os homens contam com 27%. Já para as pessoas entre 16 e 29 anos, o aplicativo de fotos lidera o ranking no quesito tempo de uso. 45% dos entrevistados dessa faixa etária afirmam essa preferência, enquanto o número cai para 35% entre aqueles de 30 a 49 anos. Por fim, o público a partir dos 50 anos conta apenas com 21% desse total.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 21 de novembro de 2022 com 2.039 brasileiros.
Com o aumento das investidas para superar o TikTok, essa notícia acaba sendo bem animadora para a Meta. O Instagram está conseguindo fazer com que o Reels se torne cada vez mais popular. No entanto, essas e outras novidades estão fazendo com que o Instagram esteja mudando e não há muito o que você possa fazer.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia