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Jesus verificado, Trump falso: novo selo azul gera confusão no Twitter

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Novo selo de verificação do Twitter causa confusão
Unsplash/Jeremy Bezanger

Novo selo de verificação do Twitter causa confusão

A verificação paga de contas  mal chegou ao Twitter e já está causando bastante confusão. Por US$ 7,99 mensais, qualquer usuário da rede social pode ter um selo azul ao lado do nome, mesmo sem ter qualquer tipo de relevância.

No primeiro dia da novidade funcionando, muitos erros já aconteceram. Isso porque contas se passando por outras pessoas ou empresas pagaram pelo novo Twitter Blue e foram verificadas.

Uma conta se passando pela Nintendo, por exemplo, publicou uma foto do Mario mostrando o dedo do meio. Já uma conta chamada “Donald Trump” e com a foto do ex-presidente dos Estados Unidos também recebeu o selo de verificação, e publicou: “É por isso que o plano do Elon Musk não funciona”.

Outras contas se passando por marcas e personalidades foram verificadas, incluindo um perfil chamado “Jesus Cristo”.

Todas essas contas citadas perderam o selo de verificação depois dele ficar algumas horas no ar, e o Twitter prometeu estar indo “agressivamente” atrás de contas falsas com selo de verificação. A luta, porém, parece difícil ao passo que mais e mais contas do tipo são verificadas.

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Atualmente, a única forma de descobrir se uma conta foi verificada por pagar e ou verificada anteriormente por relevância é clicando no selo azul no perfil. “Esta conta é verificada, pois é uma pessoa notável no governo, nas notícias, no entretenimento ou em outra categoria designada”, diz o aviso nas contas que já eram verificadas. “Esta conta foi verificada porque está inscrita no Twitter Blue”, diz o novo aviso.

Além das contas falsas sendo verificadas, o novo selo de verificação também tem causado outra confusão. Por motivos de segurança, o Twitter impediu que contas verificadas (tanto as que já eram quanto as que pagaram para ser) mudem de nome por um período de tempo ainda não informado.

A rapper Doja Cat, que tinha mudado seu nome para Christmas (Natal, em português), não consegue destrocar seu nome. “Eu não quero ser Natal para sempre. Elon Musk, por favor me ajude, eu cometi um erro”, publicou ela.

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Fonte: IG TECNOLOGIA

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Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

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OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

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Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

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