TECNOLOGIA
PS5 Slim tem data e preço vazados em documento da Microsoft
A Microsoft vazou o preço e o período de lançamento do novo PlayStation 5 Slim, da Sony, em um documento oficial enviado à Justiça dos Estados Unidos no caso que a empresa enfrenta que conseguir concluir a aquisição da Activision Blizzard .
No documento, a Microsoft argumenta sobre as diferenças entre os consoles Xbox e PlayStation, quando menciona a novidade.
“A PlayStation vende uma edição digital mais barata [do PS5] por US$ 399,99 e espera-se que lance um PlayStation 5 Slim ainda este ano pelo mesmo preço reduzido. A Sony também deve lançar uma versão portátil do PlayStation 5 ainda este ano por menos de US$ 300”, diz o documento.
Desde o ano passado, rumores apontam que o PS5 Slim será uma versão mais compacta e leve do console. Além disso, a Sony estaria trabalhando em formas de melhorar o aquecimento do PS5 nesta versão.
Além de vazar o possível preço e período de lançamento do PS5 Slim, o documento da Microsoft também afirma que um PS5 Pro, mais avançado que a versão padrão, será lançado “em um futuro próximo”. Por enquanto, a Sony não confirmou oficialmente as informações.
Nos Estados Unidos, a Microsoft enfrenta batalha judicial para conseguir concluir a compra da Activision Blizzard, que está sob investigação por possivelmente reduzir a concorrência no mercado de jogos. A Sony é uma das principais empresas envolvidas no processo, já que poderia ser prejudicada pela fusão.
Fonte: Tecnologia
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia