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Rádio NPR sai do Twitter após ser marcada como ‘do governo’ por Musk

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Elon Musk
Felipe Freitas

Elon Musk

A conta da National Public Radio, com quase nove milhões de seguidores, deixou de publicar no Twitter desde a última terça-feira (4), após o dono da rede social, Elon Musk , classificar a empresa como “afiliada do governo dos Estados Unidos”. A tradicional rádio norte-americana tinha o selo ouro, dado às organizações oficiais no Twitter.

Desde que foi marcada como tal, a conta deixou de publicar. O diretor-executivo da NPR, John Lansing, disse que a decisão do Twitter era “inaceitável” e decidiu abandonar a rede social.

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Essa marcação é comum em contas de governos autocratas, como o da Rússia e da China, que se apropriam dos meios de comunicação para divulgar notícias com viés político favorável.

A rádio convidou os 8,8 milhões de seguidores a acompanharem suas notícias em “qualquer outro veículo”.

“Deixamos de tuitar na conta principal da @NPR depois que colocaram essa etiqueta falsa, porque cada tuíte que publicamos deveria mostrá-lo”, disse Isabel Lara, porta-voz da NPR, à agência AFP.

Outras contas administradas pela NPR, como suas contas temáticas sobre música e política, não tinham a especificação de “afiliação estatal”, e continuaram publicando seus respectivos tuítes.

Este é mais um ataque de Musk a veículos de notícias. Na última semana, o The New York Times perdeu o selo de verificação e foi classificado como “diarreia” pelo bilionário.

Fonte: Tecnologia

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Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

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OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

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Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

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