TECNOLOGIA
SOS do iPhone 14 salva 2 pessoas nos EUA; veja o resgate ‘de cinema’
Duas pessoas foram salvas nos Estados Unidos graças ao sistema SOS via satélite do iPhone 14 após um carro cair um cânion na região de Montrose, Califórnia.
A equipe de buscas foi acionada pelo aparelho depois que os jovens perderam o controle do veículo na estrada que atravessa os cânions.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Um helicóptero foi chamado e realizou um resgate “de cinema”. Confira:
Sistema de emergência
O iPhone 14 e 14 Pro permitem usar o SOS de emergência via satélite para enviar mensagens de texto aos serviços de emergência quando não houver cobertura de celular e Wi-Fi disponível.
Você também poderá usar o app Buscar para compartilhar sua localização com as pessoas via satélite.
Como funciona o SOS de Emergência via Satélite
O SOS de Emergência via Satélite ajuda você a entrar em contato com os serviços de emergência em circunstâncias excepcionais, quando nenhum outro meio de contato com os serviços de emergência está disponível. Se você ligar ou enviar mensagens de texto para os serviços de emergência e não conseguir conexão porque está fora do alcance da cobertura de rede celular e Wi-Fi, o iPhone tentará estabelecer conexão via satélite para que você receba a ajuda necessária.
Ao usar uma conexão via satélite, a experiência de enviar ou receber uma mensagem é diferente em comparação com a rede celular. Em condições ideais, com uma visão direta do céu e do horizonte, uma mensagem pode levar 15 segundos para ser enviada, mas pode levar mais de um minuto para ser enviada quando há árvores com pouca folhagem ou folhagem moderada. Se você estiver debaixo de folhagem espessa ou cercado por outras obstruções, talvez não consiga conectar a um satélite. Os tempos de conexão também podem ser afetados pelo ambiente ao redor, pela duração da mensagem e pelo status e disponibilidade da rede do satélite.
O SOS de Emergência via Satélite é gratuito por dois anos após a ativação do iPhone 14 ou iPhone 14 Pro.
Se o iPhone ou Apple Watch detectar um acidente de carro grave ou uma queda forte e você não responder, uma notificação automática de Detecção de Acidente ou Detecção de Queda poderá ser enviada aos serviços de emergência pelo iPhone 14 ou iPhone 14 Pro usando o SOS de Emergência via Satélite se você estiver fora da cobertura de rede celular e Wi-Fi.
Estar pronto em caso de emergência
Veja algumas maneiras de se preparar caso você vá para algum lugar em que possa estar fora da cobertura da rede celular e Wi-Fi. Fazer a demonstração do SOS de Emergência via Satélite Para saber como o SOS de Emergência via Satélite funciona, faça a demonstração desse recurso. Você precisa estar do lado de fora, em terreno relativamente aberto, com uma visão clara do céu. Árvores com pouca folhagem podem retardar a conexão, e uma folhagem densa pode bloqueá-la. Colinas ou montanhas, cânions e estruturas altas também podem bloquear a conexão.
Se os Serviços de Localização não estiverem ativados para “Conexão via Satélite”, você precisará ativá-los antes de iniciar a demonstração.
- Abra o app Ajustes.
- Toque em SOS de Emergência.
- Em “SOS de Emergência via Satélite”, toque em Experimentar e siga as instruções na tela.
- Para usar a demonstração, você precisa estar em um país ou região onde o SOS de Emergência via Satélite está disponível. A demonstração não liga para os serviços de emergência.
- Configurar quais informações você deseja compartilhar
Ao usar o SOS de Emergência via Satélite, você pode compartilhar sua Ficha Médica e notificar seus contatos de emergência. Estas informações precisam estar configuradas antes de uma emergência.
Configure a Ficha Médica e adicione contatos de emergência no app Saúde
Para compartilhar sua localização via satélite com alguém no app Buscar, você já precisa compartilhar sua localização com essa pessoa nesse app antes de sair da cobertura da rede celular e Wi-Fi.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia