TECNOLOGIA
Threads, app do Instagram concorrente do Twitter, já está no ar na web
A rede social Threads, concorrente do Twitter anunciada pelo Instagram, já está funcionando na web antes mesmo do seu lançamento oficial, que acontecerá nesta quinta-feira (6).
Algumas marcas, celebridades e influenciadores digitais – incluindo brasileiros – receberam acesso antecipado à novidade. Por enquanto, as outras pessoas podem apenas ver os conteúdos na web, mas não conseguem interagir ou criar novos perfis.
Ao clicar em algum dos botões disponíveis nas publicações (como curtir, comentar, republicar ou compartilhar), o site mostra um QR Code que leva para o download do aplicativo, que ainda não foi lançado. A versão para iOS já está pré-disponível, enquanto a para Android está com um aviso de lançamento em breve.
Na web, a dinâmica do Threads parece ser bem parecida com a do Twitter. Por enquanto, a interface é bem limpa, sem muitos recursos ou distrações.
Nos perfis, é possível acessar o Instagram do usuário com apenas um clique – a fácil conexão entre as duas plataformas é uma das principais promessas da Meta. Os selos de verificação por relevância das contas do Instagram também parecem ter sido importados para o Threads – ainda não está claro se o Meta Verified contemplará a nova rede social.
Além disso, o Threads permite que os seguidores do Instagram sejam importados para o Threads. No Instagram, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, tem 11,6 milhões de seguidores; no Threads, apenas 1,8 mil – o que sugere que poucas pessoas estão habilitadas a testarem a novidade neste primeiro momento.
Fonte: Tecnologia
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia