TECNOLOGIA
TIM passa a ter sinal de celular em 100% dos municípios brasileiros
A TIM anunciou nesta quarta-feira (4) que seu sinal de celular está disponível em todos os municípios do Brasil. Trata-se da única operadora que atende todas as 5.570 cidades brasileiras, e a maioria das localidades é atendida com tecnologia 4G.
É importante ressaltar que ter cobertura em todos os municípios brasileiros não significa que todo o território nacional tem sinal de celular da TIM. A Anatel determina que um município pode ser considerado atendido quando pelo menos 80% da área urbana do distrito sede consegue se conectar à rede da operadora.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
De qualquer forma, é um feito e tanto. A TIM afirma ter avançado na instalação de sites (antenas) próprias, além de ter firmado novos acordos de compartilhamento de infraestrutura com outras operadoras. Em regiões remotas, a tele aposta em estações alimentadas via energia solar e conectividade via satélite.
A TIM ressalta que a compra da Oi Móvel foi importante para alcançar a marca, visto que a incorporação levou a operação para 264 cidades onde ainda não atuava. A tele ficou com cerca de 15 milhões de linhas em 29 DDDs.
TIM terá 4G em todas as cidades até o fim do ano
Até o momento, o 4G da TIM está disponível em 5.268 cidades. No entanto, a operadora possui uma meta de levar o sinal de quarta geração para todos os municípios brasileiros até o final de 2023. Essa marca já foi atingida em alguns estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
No comparativo com a concorrência, a TIM é a operadora com o maior número de cidades atendidas com 4G. De acordo com dados de novembro de 2022 do portal Teleco, a Vivo tem sinal de quarta geração em 4.634 municípios, enquanto a Claro aparece distante com cobertura para apenas 3.403 cidades.
Quando se trata de estações móveis 4G, a Vivo lidera com 29,6 mil antenas, enquanto a TIM possui 27,4 mil. A Claro figura novamente no terceiro lugar, com 22,1 mil torres.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia